História

Os primeiros anos (1863–1881)

A sociedade limitada "Friedr. Bayer et comp." foi fundada em 1 de agosto de 1863 em Barmen – agora um distrito da cidade de Wuppertal – pelo vendedor de corantes Friedrich Bayer (1825–1880) e o mestre tintureiro Johann Friedrich Weskott (1821–1876). O objetivo da empresa era a fabricação e venda de corantes sintéticos. A produção destes corantes a partir de derivados de alcatrão de carvão só foi inventada alguns anos antes, abrindo um novo campo de negócios para a indústria química ainda jovem. O mercado alvo foi a indústria têxtil, que na época estava crescendo rapidamente na onda da industrialização. Os corantes naturais que foram utilizados até então, eram escassos e caros. Novas invenções, como a síntese da alizarina, um corante vermelho, e a forte demanda por corantes de alcatrão levaram a uma explosão de novos achados. Muitas fábricas de corantes foram construídas neste momento, mas apenas as empresas inovadoras com suas próprias instalações de pesquisa e a capacidade de explorar oportunidades no mercado internacional gerenciadas para sobreviver a longo prazo. A Bayer era uma destas empresas.

 

Uma empresa por ações é estabelecida

A base financeira para expansão foi estabelecida em 1881, quando a Bayer foi transformada em uma empresa por ações chamada "Farbenfabriken vorm. Friedr. Bayer & Co." O impressionante crescimento da empresa nos seus primeiros anos é evidente a partir do tamanho da força de trabalho, que passou de três em 1863 para mais de 300 em 1881.


Se você deseja relatar um evento adverso ou fazer uma queixa técnica relacionada a qualquer produto da Bayer S.A., por favor, contate o seu médico.
Para obter mais informações sobre benefícios e riscos dos medicamentos acesse: http://pacientes.bayer.com.br/.
Acordo celebrado com o CADE – Saiba Mais: https://www.bayer.com.br/pt/sustentabilidade/acordo-de-controle-em-concentracoes-firmado-com-o-cade