O momento da entrevista

Girl smiling

Finalmente chegou a hora: a entrevista! Mas como se preparar para ela?Muitas pessoas pensam que, para serem contratadas para uma posição, basta o conhecimento técnico para aquela atividade. Porém, atualmente, o seu perfil comportamental é levado em consideração tanto quanto suas habilidades técnicas.

 

Por isso, o modelo mais comum de abordagem dos candidatos hoje em dia é a entrevista por competências.

 

O que é a entrevista por competências?

“Soft skills” é um termo em inglês utilizado em Recursos Humanos quando se fala sobre habilidades comportamentais. Assim, entrevista por competências é o modelo de entrevista que, além de capturar habilidades técnicas (“hard skills”), também aborda as habilidades comportamentais (“soft skills”).

 

Nesse modelo, quem entrevista procura identificar as competências da pessoa entrevistada por meio de perguntas relacionadas às suas experiências anteriores e, a partir daí, avalia seu desempenho em determinadas situações e experiências vividas.

2 people shaking hands

Mas, afinal, o que vão perguntar? 

Na entrevista por competências, a pessoa entrevistadora pede que você relate algumas situações pelas quais já passou que demonstrem como você se comporta em determinados momentos.

 

Normalmente, as perguntas giram em torno de fatos vividos, como, por exemplo: “relate uma situação difícil que você vivenciou” ou “comente sobre algum momento em que sua participação foi decisiva para atingir os melhores resultados”.

 

Para responder, você deve tentar visualizar a situação como um todo, considerando:

  • Contexto -  Cenário ou situação em que o exemplo se passou.
  • Ação -  Como você reagiu, quais foram suas atitudes.
  • Resultado -  Qual foi o resultado que suas ações ou atitudes geraram e qual foi o 
    aprendizado que você adquiriu.

 

Ah! E nem sempre as perguntas vão abordar seus casos de sucesso, porque parte das experiências que você adquiriu vem dos erros que cometeu e como conseguiu reverter as situações ou evoluir e aprender através deles.

 

Por isso, quando surgir uma pergunta sobre situações que não foram tão positivas, não tenha medo! Pode responder tranquilamente porque, além de avaliar as suas atitudes, será avaliado também o aprendizado que você ganhou.

A Entrevista
0:43
00:00