Bayer colabora para o enfrentamento ao coronavírus
A empresa doou R$ 5,7 milhões e promove ações para a proteção e conscientização de colaboradores e parceiros
O período de distanciamento social em combate ao coronavírus representa um momento de incertezas e dificuldades para a população. No entanto, essa fase também abriu espaço para importantes manifestações de afeto, união e solidariedade. Formou-se uma rede de empresas e cidadãos dispostos a ajudar pacientes com covid-19 e pessoas em situação de vulnerabilidade.

A Bayer se orgulha por fazer parte desse movimento solidário e assume o seu compromisso social com uma série de ações de suporte à sociedade, ajudando os serviços públicos de saúde e populações vulneráveis, especialmente as comunidades carentes das regiões onde a empresa mantém unidades produtivas.
A Bayer doou R$ 5,7 milhões para o enfrentamento da covid-19 no Brasil. “Eu tenho certeza de que se todos agirmos de maneira conjunta, ou seja, setor privado e público. Vamos conseguir vencer essa pandemia. Acho que esse é o jeito”, afirmou Marc Reichardt, CEO da Bayer Brasil, no Jornal Nacional, ao participar do quadro Solidariedade S/A, um especial da TV Globo sobre ações durante a pandemia.
A doação da Bayer contempla três iniciativas. Do total de R$ 5,7 milhões, foram destinados cerca de R$ 2,8 milhões para o Projeto Arrecadação Solidária, uma iniciativa do Governo Federal que capta doações para apoiar instituições sem fins lucrativos que combatem os efeitos sociais e econômicos da pandemia do coronavírus. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) recebeu R$ 2 milhões da Bayer para investimento em ações com foco em crianças e adolescentes moradores de favelas, de regiões pobres na Amazônia e no Semiárido.
Os recursos restantes de R$ 900 mil doados pela Bayer estão sendo empregados na aquisição de itens de segurança e insumos hospitalares para órgãos públicos de saúde. “Há mais de 120 anos, a Bayer está comprometida com o país, por isso a nossa contribuição deve ser maior que a financeira. Estamos trabalhando incansavelmente para manter a disponibilidade de medicamentos e insumos necessários à produção de alimentos para os brasileiros”, afirmou Reichardt em comunicado.
Medidas durante a pandemia
Para preservar a saúde de seus colaboradores, a Bayer tomou uma série de medidas de suporte e higiene. Todas as viagens e reuniões externas foram canceladas e, atualmente, 70% dos colaboradores da Bayer estão atuando em home office. No caso das operações presenciais nas fábricas, há medidas de segurança, como a medição de temperatura dos colaboradores, higienização dos ambientes, disponibilização de máscaras e álcool em gel, bem como a delimitação de distanciamento de segurança nos espaços de trabalho.
A comunicação também foi intensificada em todos os canais, trazendo transparência para as operações da Bayer durante a pandemia. Para a comunicação interna, a Bayer está enviando informativos diários sobre as ações da empresa para os colaboradores, além de podcasts, webinars, e-books, orientações e suporte para o trabalho remoto.
Para se comunicar com o público externo, a Bayer investiu em ações de divulgação em mídias sociais e comunicados para a imprensa. A Bayer também encabeçou campanhas de conscientização sobre as medidas de higiene para prevenir a covid-19, e produziu vídeos em homenagem aos profissionais de saúde e trabalhadores do agronegócio. Outra ação de destaque foi a valorização das pequenas empresas, com a divulgação, nas redes sociais, do trabalho de pequenos estabelecimentos localizados nas comunidades onde a Bayer atua.