Conheça soluções para cuidar da pele do bebê
Bayer lança Bepantol® Baby Lenços Umedecidos, para colaborar com a higiene infantil, auxiliando especialmente nos cuidados durante a troca de fraldas.
A cada semana de gestação, os órgãos do feto vão se desenvolvendo. A pele, que é o maior órgão do corpo humano, também se prepara para a vida extrauterina. No entanto, quando a mãe dá à luz, o recém-nascido ainda possui uma pele imatura, apresentando epiderme mais fina e delicada.
A partir da saída do útero, gradativamente, a pele passa a ser estimulada por forças abrasivas, como as roupinhas do bebê, por exemplo, além de ser exposta às possíveis alterações de temperatura e umidade. A adaptação aos ambientes no mundo real auxilia na maturação do órgão. Segundo informações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), “a epiderme adquire maior espessura nos primeiros meses de vida, principalmente pelo desenvolvimento de ondulações nas camadas da pele pela rápida renovação celular”.
Compreender o quão delicada é a pele do bebê ajuda a prevenir problemas dermatológicos. Os papais e as mamães, especialmente os de primeira viagem, precisam manter uma rotina adequada, com boa higiene e hidratação da pele do bebê, para que ele não seja acometido por alergias, irritações e doenças de pele.
Cuidados e importância da pele
A pele tem como principal função servir de proteção física e imunológica. A primeira camada da epiderme atua como uma barreira que previne a desidratação do corpo, protege o organismo contra a entrada de microrganismos e contra a absorção de produtos tóxicos, por exemplo.
O órgão também desempenha outros papéis, como a termorregulação, auxiliando no controle de temperatura, desempenha função de percepção (calor, frio, dor e tato), além de secretar e produzir substâncias, como, por exemplo, a produção dos precursores de vitamina D.
Para que o órgão se mantenha saudável, a dica é sempre ficar de olho no aspecto visual geral da pele. “A pele íntegra tem um aspecto bonito e macio. Quando sai desse padrão, é o momento de procurar o pediatra”, alertou a presidente do Departamento Científico de Dermatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Vânia Oliveira de Carvalho, em notícia da revista Saúde.
A pele do bebê ainda não possui os poros e as glândulas sebáceas totalmente desenvolvidos. Por essa razão, a pele pode ficar suscetível ao acúmulo de sebo, por exemplo, o que estimula o surgimento de pontinhos vermelhos que aparentam espinhas de pele.
Pode ocorrer a obstrução das glândulas de suor, gerando pequenas vesículas superficiais chamadas de miliária. Elas são popularmente conhecidas como brotoejas, dermatites comuns representadas por “bolinhas” vermelhas ou esbranquiçadas nas regiões de maior transpiração, como o pescoço. Há também casos em que a pele do bebê apresenta cistos, manchas, bolhas e escamação, por exemplo.
Resumidamente, a pele do bebê é tão sensível que fica mais vulnerável ao surgimento de alergias, infecções e irritações. Portanto, é fundamental higienizar bem, hidratar e proteger a pele dos pequenos. O cuidado deve ser redobrado em relação ao uso de fraldas, para prevenir erupções cutâneas.
Limpeza e troca de fraldas
O uso constante de fraldas descartáveis pode provocar as famosas assaduras, que causam muito desconforto e prejudicam a rotina do bebê. Para evitar problemas dermatológicos, a principal recomendação é sempre manter a pele do bebê limpa, hidratada e sequinha, livre de resíduos de urina e fezes. “Se a troca de fralda for frequente, e a limpeza, suave, as assaduras vão ocorrer com menos intensidade. Usar pomadas específicas também ajuda a evitá-las”, afirma a Dra. Vânia.
A Bayer ajuda os pais com soluções para a pele que promovem o bem-estar dos bebês. Entre as novidades, a companhia oferece Bepantol® Baby Lenços Umedecidos. Trata-se de um lançamento que vai muito além dos lenços comuns. O produto apresenta uma fórmula única que contém pró-vitamina B5, uma substância que hidrata a pele de dentro para fora.
Os lenços são livres de fragrâncias, corantes e conservantes. Bepantol® Baby Lenços Umedecidos são clinicamente testados e hipoalergênicos, proporcionando a limpeza pura e delicada, que é ideal para a pele do bebê. O produto é recomendado para uso durante a troca de fralda e limpeza das mãos e rosto do bebê.
Os papais e as mamães podem contar também com outros produtos da consagrada linha Bepantol® Baby. Após a troca de fraldas, vale a pena aplicar uma camada de Bepantol® Baby Creme Antiassaduras, para hidratar e proteger ainda mais a pele do bebê, evitando que resíduos de urina e fezes causem irritações.
Tags: pele do bebê, hidratação, higiene, assaduras, fraldas.