Estágio: o início de muitas carreiras de sucesso
A Bayer é a empresa dos sonhos de muitos jovens que desenvolvem habilidades e se capacitam durante programa de estágio.
Os estagiários estão muito presentes no mercado. Eles integram equipes de trabalho enquanto dão os primeiros passos da carreira e complementam o aprendizado desenvolvido nas universidades. No dia 18 de agosto, é comemorado o Dia do Estagiário, uma data que celebra a importância da atuação dos estudantes nas organizações.
Na Bayer, os estagiários têm papel valorizado. A empresa mantém um sólido programa de estágio corporativo com processo seletivo semestral, que tem duração de até dois anos. A Bayer oferece diversos benefícios, valoriza o talento de cada um, e sempre estimula que seus estagiários participem de projetos de negócios e iniciativas voltadas para a inovação, transformação digital, sustentabilidade, inclusão e diversidade.
O sucesso da Bayer na valorização de talentos se reflete em boa reputação. Um exemplo disso é que, em 2019, a Bayer foi eleita entre as dez empresas dos sonhos para jovens profissionais, segundo a pesquisa Carreira dos Sonhos 2019, realizada pela consultoria Cia de Talentos. A cultura organizacional da Bayer se destaca ao estimular a paixão por inovar e criar espaços propícios para o desenvolvimento dos jovens estagiários.
O ambiente encorajador surpreende jovens como João Pedro Mesquita, de 25 anos, que estagia na divisão de agronegócio da Bayer desde fevereiro de 2020. “O ambiente informal da Bayer me encantou. Tenho aprendido muito a me relacionar melhor com as pessoas, ter mais desenvoltura na comunicação e ter ideias que sejam estratégicas”, conta João.
Há cerca de um ano, ele se mudou da cidade natal Varginha (MG) para São Paulo, onde atualmente cursa o 6° semestre de jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. “O estágio tem enriquecido muito a minha experiência e hoje enxergo que qualquer área precisa de um profissional de Comunicação, eu me sinto mais livre e com poder de escolha”, afirma ele.
Sendo estagiário da área de Comunicação para Operações Comerciais da Bayer Crop Science para América Latina, João Pedro Mesquita participa de atividades como a sugestão de ideias e soluções, apoio aos executivos da empresa, gravação de vídeos, criação de briefings, amplificação da mensagem do agronegócio para a mídia, produção de lives e conteúdo para redes sociais. “As habilidades que mais tenho desenvolvido são o relacionamento interpessoal e o conhecimento de inglês. Também tenho aprendido bastante a ter uma visão de negócios e adaptado a minha escrita ao estilo da Bayer, sempre pensando na questão estratégica para comunicar as ações da empresa”, complementa.
Desde março, João Pedro Mesquita também é líder de Comunicação do Comitê BETA – Alavancando e Transformando Estagiários Bayer. O grupo de 11 integrantes (sendo todos líderes) tem por intuito dar voz aos estagiários, criando iniciativas de engajamento e formação desses jovens na Bayer. “Trabalhamos ações específicas com o RH, como no onboarding de novas turmas de estagiários, e promovemos ações independentes que visam dar suporte para os estudantes. Um dos maiores incentivos para trabalhar na Bayer é o desenvolvimento pessoal e profissional, pois o estagiário participa das tomadas de decisões e está em constante aprendizado”, diz ele.
Além disso, João reforça que o grupo está passando por uma fase de mudanças e reposicionamento perante os jovens da Bayer. “Antes do BETA, o grupo se chamava ‘Momento do Conhecimento’ (MdC), que foi formado há muitos anos por estagiários superengajados’’. Segundo João, o propósito do MdC era basicamente o mesmo do BETA. Porém, em 2020, o comitê de estagiários entendeu que a Bayer passou por muitas transformações e, por isso, o grupo também precisaria se reinventar para atender a uma nova realidade.
Uma das iniciativas do Comitê BETA é a série de eventos SmarTalks, criada em abril e que já contou com duas edições. São encontros em formato online entre lideranças da Bayer e convidados externos, para promover o networking e diálogo com os estagiários, sanar dúvidas profissionais e inspirar as carreiras desses jovens. “Foi o formato que a equipe do BETA encontrou para adaptar suas ações dentro do novo cenário imposto pela covid-19”, diz João. Ele também adiantou algumas novidades que estão por vir. “A criação do SmarTalks, o nosso reposicionamento e as ações que estamos trabalhando junto com o RH são apenas o começo dessa nova trajetória. Estamos engajados em outros grandes projetos e esperamos aumentar ainda mais o nosso alcance.”
A terceira edição do SmarTalks será um encontro virtual do presidente da Bayer Brasil, Marc Reichardt, com os estagiários. “Criamos esses bate-papos para enriquecer o repertório dos estagiários. A Bayer é uma empresa que sempre nos incentiva a conhecer novas áreas e pontos de vista”.