Metodologias ágeis no agronegócio
Produtores podem apostar em metodologias de sucesso para acompanhar a transformação digital e identificar novos modelos de gestão da fazenda.
Guiar os negócios na direção certa é crucial para o sucesso de qualquer empresa e a gestão das fazendas não fica de fora disso. O agronegócio está passando por um profundo processo de transformação digital, e os produtores estão imersos na construção dessa nova realidade, com a qual precisam aprender a lidar.
Como digitalizar a fazenda e quais tecnologias escolher? Qual será o retorno do investimento? Muitas perguntas estão surgindo. “A transformação digital é um destino certo e sem retorno. Temos muitas oportunidades e o agronegócio é um forte candidato à utilização das tecnologias disruptivas”, afirma Monica Brehmer, Líder de Transformação Digital para Sementes de Vegetais e Saúde Ambiental da Bayer na América Latina.
Como inovar?
Um dos caminhos para inovar no agronegócio é participar de debates para gerar oportunidades de novos serviços, tecnologias e processos. “A inovação está muito ligada à oportunidade de reunir pessoas para se apaixonarem pelo problema e cocriar nas soluções”, diz Monica. Segundo ela, muitos produtores têm desafios e dúvidas em comum. Esse diálogo entre pares pode gerar
insights interessantes e demandas para a indústria.
Outra oportunidade é a interação com hubs de inovação e startups, criando soluções mútuas. “Precisamos de uma transformação dos nossos modelos de atuação. Isso significa criar culturas com pensamento aberto à tomada de riscos, testes, aprendizados e experimentação. Além disso, trabalhar com ecossistemas, colaborar entre parceiros tecnológicos, indústrias, produtores e outros canais da cadeia, como cooperativas, distribuidores...”, diz Monica.
A palavra-chave é conversar, mas essa conversa não deve ocorrer de forma desordenada. Para que a “conversa” flua bem, ela deve ser claramente organizada. Nesse caso, metodologias de sucesso comprovado na indústria também podem ser aplicadas no campo. Os produtores podem aderir a metodologias como Design Thinking, Lean e 5S, por exemplo.
Os métodos ajudam a identificar as oportunidades e gargalos, eliminar inconsistências nos processos de gestão e melhorar resultados. Para aproximar os produtores rurais dessas possibilidades, a Bayer realizou o LAB de Cocriação, uma experiência exclusiva para os clientes da Bayer, que ocorreu durante a realização do evento Impulso Bayer Talks (saiba mais no link www.impulsobayertalks.com.br).
Metodologias aplicadas
Cerca de 20 produtores participantes do LAB se reuniram online para cocriar. Eles aprenderam sobre a metodologia Design Thinking, útil para criar produtos. O grupo também passou pelo Experience Based Approach, que é uma forma híbrida de cocriação, em que se pode aprender um novo método e, de forma simples, aplicá-lo na prática. Durante o LAB, os produtores cocriaram soluções para o uso de softwares nas fazendas, certificação de produtos com investimentos em tecnologias inovadoras, além de rastreabilidade de embalagens dos insumos agrícolas.
Segundo Monica, as metodologias de inovação são ferramentas poderosas para direcionar qualquer negócio a encontrar a sua proposta de valor. “São diversos métodos possíveis, como o Lean, que pode auxiliar na identificação de gargalos e onde estamos gastando tempo sem valor agregado. O agricultor precisa disso na gestão do seu negócio para conseguir avaliar o resultado no fim do mês”, afirma Monica.
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Bayer inovadora e ágil
As metodologias ágeis já são aplicadas na Bayer. Atualmente, nove times ágeis desenvolvem soluções, utilizando as metodologias Scrum e Kanban. Elas permitem reorganizar fluxos de trabalho e conquistar bons resultados com foco em satisfação do cliente.