Bayer impulsiona a transformação da indústria farmacêutica por meio de inovação médica

  • Pipeline robusto com cerca de 50 projetos em desenvolvimento clínico
  • Portfólio de cardiologia pronto para crescer com os lançamentos de finerenona e vericiguate
  • No caminho para se tornar uma das 10 maiores empresas de oncologia até 2030, tendo a darolutamida, para tratamento de câncer de próstata, como um fator-chave para o crescimento futuro
  • Expandir para o mercado de imagens médicas em rápida evolução, com base na experiência como líder em radiologia e compreensão médica em várias doenças
  • Portfólio líder e compromisso de longo prazo com a saúde da mulher, com evolução dos ensaios clínicos em estágio avançado e investimentos significativos em sustentabilidade

São Paulo, 22 de fevereiro de 2022 — A Bayer apresentou, durante o Pharma Media Day 2022, os mais recentes avanços em andamento de seus negócios farmacêuticos, que visam o crescimento sustentável e de longo prazo, apresentando novas opções para os pacientes.

 

“Estamos dando passos ousados no futuro do desenvolvimento de medicamentos, investindo fortemente em áreas na vanguarda da revolução biomédica e tecnológica. Nossa liderança em cardiologia, radiologia e saúde da mulher é reconhecida mundialmente e estamos expandindo nossa presença em oncologia, trabalhando incansavelmente para apresentar novas abordagens que possam mudar o paradigma de tratamento para os pacientes”, disse Stefan Oelrich, Membro do Conselho de Administração, Bayer AG e Presidente global da Divisão Farmacêutica da Bayer. “Estamos empolgados em ver nossos esforços se cristalizarem nos últimos lançamentos, que incluem dois grandes sucessos em potencial, bem como um portfólio em avançado estágio de desenvolvimento”

 

O pipeline de pesquisa e desenvolvimento da Bayer continua a crescer ao mesmo tempo que a empresa fortalece suas competências existentes, como a experiência em pequenas moléculas, enquanto se expande para novas modalidades, incluindo terapias celulares e gênicas. A Bayer conta atualmente com cerca de 50 projetos clínicos em andamento em uma variedade de indicações terapêuticas potenciais, com foco em oncologia, doenças cardiovasculares e saúde da mulher.

 

Forte pipeline com programa robusto de desenvolvimento em estágio avançado

Em doenças cardiovasculares, a Bayer está entregando seu pipeline de estágio avançado, incluindo os recentes lançamentos finerenona e vericiguate.

 

O coração e os rins estão intimamente ligados na saúde e na doença. A doença renal crônica (DRC) no diabetes tipo 2 (DM2) é a principal causa de doença renal em estágio final, com muitos pacientes em estágios avançados precisando de diálise ou transplante de rim para permanecerem vivos. Os pacientes com doença renal crônica também são três vezes mais propensos a morrer de um evento cardiovascular do que aqueles com DM2 isoladamente, portanto, o diagnóstico e o tratamento precoces são importantes para retardar a progressão da DRC e evitar resultados desfavoráveis para os pacientes. Estima-se que a DRC afete mais de 160 milhões de pessoas com DM2 em todo o mundo. No Pharma Media Day, a Bayer apresentou os avanços recentes da finerenona, desenvolvida para pacientes que vivem com DRC associada ao DM2. A Bayer tem uma forte base científica e clínica para finerenona, incluindo o maior programa de ensaios clínicos de fase III de desfechos cardiorrenais para avaliar a ocorrência de progressão da doença renal, bem como eventos cardiovasculares fatais e não fatais com mais de 13.000 pacientes com DRC e DM2. Além disso, finerenona está sendo investigada para insuficiência cardíaca, doença renal não diabética e outras indicações potenciais. Finerenona foi aprovado pelo Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos (EUA), e recentemente recebeu autorização de comercialização na União Europeia. A molécula também foi submetida para autorização de comercialização na China, bem como em vários outros países em todo o mundo e esses pedidos estão atualmente em análise.

 

A insuficiência cardíaca é uma doença devastadora que afeta mais de 60 milhões de pessoas em todo o mundo, que precisam de opções de tratamento. O veriguate é o tratamento sintomático da insuficiência cardíaca vericiguate da Bayer que oferece uma abordagem específica após um evento de descompensação recente. Tal evento pode marcar o início de uma espiral descendente de progressão da doença e hospitalizações repetidas. De fato, 56% dos pacientes voltam ao hospital em 30 dias. Vericiguate trabalha em conjunto com as terapias existentes através de um modo de ação diferente. Restaura a via deficiente NO-sGC-cGMP, que desempenha um papel crítico na progressão da insuficiência cardíaca, agravando seus sintomas. Vericiguate é desenvolvido em conjunto pela Bayer e MSD (um nome comercial da Merck & Co., Inc., Kenilworth, NJ, EUA), conhecido como Merck nos EUA, e foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, pela Comissão Europeia e o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar (MHLW) no Japão, entre outros países. Vericiguate também foi submetido para autorização de comercialização na China, bem como em vários outros países em todo o mundo.

 

“Atualmente, estamos em uma posição notável para lançar vários novos medicamentos importantes e estamos trabalhando com o potencial de nossos ativos por meio da geração sistemática de dados, abordagens de multiindicação, bem como da construção de novos modelos de negócios digitais”, disse Christian Rommel, Membro do Comitê Executivo da Divisão Farmacêutica da Bayer e Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento. “Nossa liderança científica na área de doenças cardiovasculares comprova nossa missão de fornecer melhores opções de tratamento para pacientes necessitados.”

 

Os esforços da Bayer em oncologia se concentram em abordagens diferenciadas com o potencial de impactar fundamentalmente a maneira como o câncer é tratado. Com três lançamentos nos últimos cinco anos, a Bayer ampliou significativamente sua presença na área, concentrando-se onde há maior necessidade médica não atendida.

 

Uma área prioritária para a Bayer é o câncer de próstata, o segundo mais prevalente nos homens. A Bayer tem dois medicamentos (darolutamida e dicloreto de rádio-223) para o tratamento de câncer de próstata não metastático e resistente à castração metastático (nmCRPC e mCRPC, respectivamente). Com os resultados positivos do estudo Fase III ARASENS, a Bayer recentemente elevou as expectativas de pico de vendas para o produto para mais de € 3 bilhões. O uso de dicloreto de rádio-223 em mCRPC é explorado em três grandes estudos adicionais de Fase III. Com esses medicamentos, bem como com compostos adicionais em desenvolvimento, a Bayer pretende fornecer tratamentos que prolonguem a vida dos pacientes com câncer de próstata ao longo dos diferentes estágios da doença e permitam que eles continuem suas atividades diárias para que possam viver mais e melhor.

 

Ao mesmo tempo, a empresa continua a investir em áreas com potencial para atender a necessidades adicionais não atendidas em câncer, como radiofármacos direcionados, terapias alfa especificamente direcionadas, imuno-oncologia de próxima geração, incluindo terapia celular oncológica, bem como oncologia molecular de precisão. A combinação da experiência da Bayer em pequenas moléculas com a plataforma de tecnologia de quimioproteômica recentemente adquirida da Vividion permitirá que a empresa desbloqueie alvos oncológicos tradicionalmente incontroláveis, alimentando seu pipeline no futuro. A inovação externa continuará a desempenhar um papel vital no crescimento do pipeline da Bayer, posicionando a empresa como uma futura líder em segmentos-chave do mercado de oncologia.

 

“Com nosso tratamento diferenciado para câncer de próstata com a darolutamida, que mostrou um forte benefício clínico em dois grandes estudos de Fase III em câncer de próstata e tem um amplo programa de desenvolvimento em andamento em vários outros estágios da doença, estamos lançando as bases para o crescimento contínuo e nos tornarmos uma das 10 maiores empresas de oncologia até 2030”, disse Robert LaCaze, membro do Comitê Executivo da Divisão Farmacêutica e Chefe da Unidade de Negócios Estratégicos de Oncologia da Bayer. “Além disso, ampliamos nossa abordagem com várias novas plataformas e lançamos o tratamento oncológico de precisão larotrectinibe. Com seis produtos em dez indicações, a Bayer já oferece hoje novos tratamentos para pacientes com câncer que precisam de opções adicionais. Com nosso histórico no desenvolvimento e lançamento de produtos oncológicos inovadores e nosso rico pipeline, estamos confiantes de que estamos preparados para o sucesso a longo prazo.”

 

Moldando a saúde da mulher da adolescência à menopausa

A Bayer tem um compromisso de longa data em fornecer soluções para atender às necessidades das mulheres em diferentes estágios de suas vidas. Enquanto realiza pesquisas para encontrar novas opções de tratamento para doenças ginecológicas com alta necessidade médica não atendida, a empresa também está trabalhando para ajudar as mulheres durante a menopausa. Elinzanetant, um composto não hormonal, está atualmente sendo investigado no programa de desenvolvimento clínico de Fase III OASIS para o tratamento de sintomas vasomotores durante a menopausa.

 

“Todos os anos, 47 milhões de mulheres entram na menopausa, período em que estão no auge da atividade de sua vida, pessoal e profissionalmente. Com o aumento da longevidade, a manutenção da capacidade funcional e da boa qualidade de vida é extremamente relevante tanto do ponto de vista assistencial quanto socioeconômico. Infelizmente, a menopausa continua sendo um tabu, deixando muitas mulheres sem tratamento”, disse Cecilia Caetano, MD, chefe de assuntos médicos da menopausa da Bayer. “Com nossa forte herança e experiência profundamente na saúde da mulher, continuamos a nos concentrar em fornecer ciência, soluções e educação inovadoras para apoiar as necessidades individuais de saúde das mulheres”.

 

Aumentar o acesso à contracepção moderna

Por mais de 50 anos, a Bayer tem apoiado programas educacionais e planejamento familiar em mais de 130 países, principalmente aumentando o acesso a formas modernas de contracepção. Em 2019, a Bayer se comprometeu a fornecer a 100 milhões de mulheres em países de baixa e média renda acesso ao planejamento familiar até 2030. Essa iniciativa faz parte do compromisso de sustentabilidade da Bayer e está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS da ONU).

 

“Acreditamos que todas as meninas e mulheres merecem a chance de determinar seu próprio futuro. É por isso que a Bayer está em parceria com organizações locais e internacionais, como o Fundo de População das Nações Unidas e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, para capacitar as mulheres a tomar decisões sobre planejamento familiar”, disse Mildred Nadah Pita, chefe de programas globais de saúde/ Sustentabilidade na África Central na Bayer. “Com o compromisso da Bayer de fornecer a 100 milhões de mulheres em países de baixa e média renda acesso à contracepção moderna até 2030, estamos dando uma importante contribuição para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, melhorando a saúde, os direitos e a situação econômica das mulheres em todo o mundo, que é um pré-requisito fundamental para uma maior igualdade, educação e prosperidade para todos”.

 

Como parte desse compromisso, a Bayer anunciou recentemente um investimento de mais de € 400 milhões em novas instalações de produção de anticoncepcionais reversíveis de ação prolongada, incluindo a construção de uma fábrica em Alajuela, Costa Rica, e a expansão da produção em Turku, Finlândia.

 

Forward-Looking Statements
This release may contain forward-looking statements based on current assumptions and forecasts made by Bayer management. Various known and unknown risks, uncertainties and other factors could lead to material differences between the actual future results, financial situation, development or performance of the company and the estimates given here. These factors include those discussed in Bayer’s public reports which are available on the Bayer website at www.bayer.com. The company assumes no liability whatsoever to update these forward-looking statements or to conform them to future events or developments.


Se você deseja relatar um evento adverso ou fazer uma queixa técnica relacionada a qualquer produto da Bayer S.A., por favor, contate o seu médico.
Para obter mais informações sobre benefícios e riscos dos medicamentos acesse: http://pacientes.bayer.com.br/.
Acordo celebrado com o CADE – Saiba Mais: https://www.bayer.com.br/pt/sustentabilidade/acordo-de-controle-em-concentracoes-firmado-com-o-cade