Apesar das vendas globais do negócio Pharmaceuticals da Bayer se manterem estáveis em 2023 em relação ao ano anterior, atingindo 18 bilhões de euros, um dos grandes destaques positivos da companhia é o crescimento contínuo nas vendas do medicamento oftalmológico Aflibercepte que registrou um aumento de 5,6% vendas liquidas globalmente. Para a Bayer Brasil, é a segunda marca mais importante em toda a unidade farmacêutica da empresa, com crescimento de 25% em demanda em 2023 em relação ao ano anterior e com histórico sólido e consistente, dobrando suas vendas totais líquidas nos últimos três anos.
Aprovado em agosto de 2023 pelo FDA (Food and Drug Administration, sigla em inglês) nos Estados Unidos, o aflibercepte 8mg, a nova dosagem do medicamento acaba de ser aprovada pela Anvisa no Brasil. "Estamos muito otimistas com a aprovação. Além dos benefícios amplos, desde melhorias na qualidade de vida dos pacientes até a disponibilidade de uma nova opção de tratamento para os médicos, com uma ação mais prolongada e baseada em uma medicação que já é bastante conhecida e amplamente utilizada pela classe médica há mais de uma década, também traz vantagens para o sistema de saúde, otimizando recursos logísticos e financeiros. O novo medicamento reduz a carga de tratamento com menos aplicações necessárias por paciente, possibilitando, assim, tratar ainda mais pacientes que correm o risco de ficarem cegos. Esperamos iniciar a comercialização no início do segundo semestre desse ano.”, ressalta Tiago Dias, Diretor da Área Terapêutica de Especialidades, que inclui o negócio de Oftalmologia.
Particularmente no sistema público, onde o deslocamento do paciente acaba sendo maior, em função da limitação do número de centros de referência e hospitais públicos que tratam doenças da retina, reduzir a carga de tratamento pode fazer a diferença na melhor adesão dos pacientes e possibilita atender novos, reduzindo as filas do SUS. “São menos consultas e procedimentos para cada paciente, potencialmente aumentando a quantidade de pessoas atendidas e tratadas, otimizando a logística de transporte do paciente e do produto, e assim contribuindo para melhorar a saúde ocular dos brasileiros”, finaliza.
O aflibercepte 2 mg foi o quinto medicamento mais vendido no mundo em 2023, segundo dados da Statista, e é considerado o medicamento padrão ouro para tratamento de Edema Macular Diabético (EMD) e Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), além de outras quatro indicações, sendo a mais recente a Retinopatia da Prematuridade (ROP). Há dez anos comercializado no Brasil, coloca a filial brasileira da multinacional alemã como a que tem maior participação de mercado no mundo. “Em 2022, começamos oficialmente a fornecer o medicamento para o Governo, possibilitando que o tratamento esteja acessível também para os pacientes via Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, de maneira gratuita para toda a população brasileira. Esse fato certamente contribuiu para que o Brasil alcançasse a liderança”, afirma Tiago.
Nesses mais de dez anos de comercialização, globalmente já foram aplicadas mais de 70 milhões de doses para tratar doenças que podem comprometer de maneira muito significativa a qualidade de vida e levar à cegueira se não tratadas a tempo. São pacientes que exigem muitos cuidados e muita atenção, porque são, em sua maioria, idosos, diabéticos ou bebês prematuros. O medicamento tem o potencial de impedir a progressão e até de reverter essas doenças, evitando assim a perda da visão. Daí o diagnóstico precoce e a aderência ao tratamento serem fundamentais para o bom prognóstico e melhora da qualidade de vida.
Aflibercepte 2 mg é atualmente a única concentração aprovada e comercializada deste medicamento no Brasil. O médico costuma iniciar o tratamento com três a cinco aplicações intraoculares mensais, seguidas de aplicações com intervalos de até três a quatro meses.
“O que vemos na prática é que muitos pacientes já percebem uma melhora significativa nas primeiras aplicações e acabam não dando continuidade ao tratamento, o que pode comprometer o resultado esperado”, destaca Tiago. “Um dos objetivos do lançamento da versão 8mg é minimizar esse risco, além de trazer mais comodidade aos pacientes diminuindo ainda mais a frequência e o intervalo entre as aplicações. Estudos em EMD mostram que quase 90% dos pacientes que receberam aflibercepte 8 mg a cada 16 semanas ou mais seguiram nesse intervalo por dois anos, e aproximadamente um terço desses pacientes finalizou o estudo com somente duas aplicações por ano. Esse é um dado inédito em estudos com esse tipo de medicamento para tratamento dessa condição”, diz.
Sobre o Edema Macular Diabético (EMD) e a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI): O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) estima que 30% da população com idade superior a 75 anos apresente a DMRI, sendo ela responsável por 4% de todos os casos de cegueira. Além disso, a previsão é que o Brasil terá 887.776 pacientes com DMRI em 2030. Já o Edema Macular Diabético (EMD) é considerado a principal alteração capaz de causar uma perda irreversível da visão, afetando cerca de 7% dos pacientes diabéticos tipo 2 e até 90% dos pacientes diabéticos tipo 1, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes. Considerando este cenário, com o lançamento do aflibercepte 8mg, a Bayer estima um incremento de até dois dígitos em seu faturamento com o medicamento no país.
Sobre a Bayer
A Bayer é uma empresa global com competências essenciais nas ciências da vida nos setores de agronegócios e saúde. Seus produtos e serviços são projetados para ajudar as pessoas e o planeta a prosperar, apoiando os esforços para superar os principais desafios apresentados por uma população global em crescimento e envelhecimento. A Bayer está comprometida em impulsionar o desenvolvimento sustentável e gerar um impacto positivo em seus negócios. Ao mesmo tempo, o Grupo pretende aumentar o seu poder de ganho e criar valor através da inovação e do crescimento. A marca Bayer representa confiança, confiabilidade e qualidade. O Brasil representa o segundo maior mercado da Bayer no mundo.
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