São Paulo, agosto de 2023 – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de aprovar o uso do Aflibercepte para o tratamento da Retinopatia da Prematuridade (ROP), doença ocular que afeta a vascularização da retina e atinge cerca de 25%1 dos bebês recém-nascidos prematuros. O medicamento, que já possui aprovação da agência para Degeneração Macular Relacionada à Idade , Edema Macular Diabético e outras três indicações, representa uma importante opção no arsenal terapêutico do tratamento de ROP, uma vez que, para os bebês que tem indicação de tratamento, a medicação tem uma ação muito significativa no desfecho visual que estes pacientes terão na vida adulta.
“Diagnosticar e tratar ROP é imprescindível”, comenta a Dra. Maria Rita Burlamaqui, médica oftalmologista da divisão farmacêutica da Bayer. O diagnóstico é realizado através do exame de fundo de olho e deve ser feito por um médico oftalmologista com experiência para identificar as alterações retinianas. “Quando pensamos nessa condição, é preciso ter como foco a importância do diagnóstico e acompanhamento do paciente. Quanto mais prematuro, ou seja, quanto menor a idade gestacional do bebê ao nascimento e também quanto menor o peso ao nascer, maior é o risco de desenvolver a retinopatia da prematuridade, que nos casos mais graves da doença podem inclusive levar a alterações retinianas que implicarão na perda de visão destes pacientes.
O estudo FIREFLEYE3, que teve como objetivo comparar Aflibercepte e laser no tratamento de ROP, demostrou que, o sucesso do tratamento foi numericamente maior em pacientes que receberam tratamento com Aflibercepte em comparação com aqueles que receberam terapia a laser. Atualmente, o tratamento padrão da ROP é a fotocoagulação a laser, entretanto este procedimento pode estar associado à perda do campo visual, além de exigir alguns cuidados adicionais como por exemplo a necessidade de ser realizado com o paciente sob anestesia geral e o maior tempo na realização do procedimento.
A recente aprovação já garante acesso ao tratamento, uma vez que o bebê pode receber a medicação ainda hospitalizado. “A ideia é que estes pacientes tenham o diagnóstico o mais rápido possível e uma vez que a doença seja diagnosticada, o tratamento deve ser prescrito e a legislação4 vigente garante a cobertura para pacientes hospitalizados, facilitando o acesso”, finaliza a médica.
“Em 2023, o Aflibercepte completa 10 anos de mercado, demostrando não só um perfil robusto de eficácia e segurança, mas também a sua versatilidade”, acrescenta. “O medicamento tem indicação para diversas indicações que compreendem populações de diferentes faixas etárias, desde recém-nascidos a idosos, sendo uma importante opção terapêutica para pacientes em diferentes etapas da vida.”
- https://www.prematuridade.com/retinopatia-da-prematuridade
- https://sbop.com.br/retinopatia-da-prematuridade/
- https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35881122/
- https://www12.senado.leg.br/noticias/especiais/especial-cidadania/direitos-do-paciente#:~:text=O%20paciente%20tem%20direito%20a%20manter%20sua%20privacidade%20para%20satisfazer,estiver%20internado%20ou%20aguardando%20atendimento.&text=O%20paciente%20tem%20direito%20a%20acompanhante%2C%20se%20desejar,nas%20consultas%20e%20nas%20interna%C3%A7%C3%B5es.
Sobre a Bayer
A Bayer é uma empresa global com competências essenciais nas ciências da vida nos setores de agronegócios e saúde. Seus produtos e serviços são projetados para ajudar as pessoas e o planeta a prosperar, apoiando os esforços para superar os principais desafios apresentados por uma população global em crescimento e envelhecimento. A Bayer está comprometida em impulsionar o desenvolvimento sustentável e gerar um impacto positivo em seus negócios. Ao mesmo tempo, o Grupo pretende aumentar o seu poder de ganho e criar valor através da inovação e do crescimento. A marca Bayer representa confiança, confiabilidade e qualidade. O Brasil é a terceira maior operação da companhia no mundo.
Informações à Imprensa (Bayer Brasil) – JeffreyGroup
Isabel Rizk – irizk@jeffreygroup.com
Mariana Alecrim – malecrim@jeffreygroup.com