Bayer e Digital Favela se unem para levar conhecimento sobre saúde ocular para as comunidades
- Em ação com microinfluenciadores da favela, Bayer reforça sua ambição de promover saúde para todos
- Pela primeira vez, Digital Favela faz parceria com uma empresa farmacêutica.
São Paulo, julho de 2021 – A disseminação de informações sobre saúde é uma ferramenta que se mostra cada vez mais poderosa para garantir a prevenção e o diagnóstico precoce das mais diversas doenças que acometem a população atualmente. Foi pensando nisso que a Bayer decidiu se unir à Digital Favela, empresa que tem o propósito de dar espaço e fomentar o empreendedorismo nas favelas por meio de microinfluenciadores. Na parceria, a farmacêutica vai levar conhecimento sobre a saúde dos olhos às pessoas que vivem nas comunidades de todo o país, e que convivem com inúmeros desafios no que diz respeito ao acesso à informação e à saúde como um todo.
Atualmente, cerca de 60% a 80% dos casos de cegueira no mundo são evitáveis e/ou tratáveis, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Esse dado pode estar relacionado, em muitos casos, à falta de conhecimento sobre as principais responsáveis pela perda de visão evitável: as doenças da retina. Dois importantes exemplos são o Edema Macular Diabético (EMD), consequência da Retinopatia Diabética (RD), que acomete pessoas que convivem com a condição, e a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), comum na faixa etária acima dos 50 anos.
Prova disso é o que aponta uma pesquisa encomendada pela Bayer, em 2020, e realizada pelo IBOPE DTM: considerando os dois mil brasileiros entrevistados, mais da metade (54%) dos que responderam ter diabetes nunca ouviram falar na Retinopatia Diabética, sendo que a porcentagem sobe para 63% no caso de pacientes que estão no sistema público de saúde. Com relação ao total de entrevistados, o desconhecimento sobre RD sobe para 71%. Já em relação à DMRI, principal causa de perda visual na terceira idade, 74% dos entrevistados disseram que nunca ouviram falar na doença, sendo que desses, 65% têm 55 anos ou mais, faixa etária mais acometida pelo problema.
“Esse cenário só tende a contribuir com o aumento da quantidade de casos de cegueira evitável. Por isso é tão importante levar às pessoas informações sobre cuidados básicos com a saúde ocular para a prevenção dessas doenças e fatores de risco que exigem um acompanhamento mais frequente com o oftalmologista. Ter acesso a essas informações e fazer esse acompanhamento de perto são essenciais para garantir um diagnóstico precoce e um tratamento de sucesso”, destaca Beatriz Lopes, gerente de marketing de Oftalmologia na Bayer. “Nós já temos um compromisso de longa data com o acesso desses pacientes a formas de diagnóstico e tratamentos modernos para EMD e DMRI, mas entendemos que antes de qualquer coisa, elas precisam saber por qual caminho seguir para garantir esse acesso”, reforça.
A partir desse mês, quatro microinfluenciadores de diferentes regiões do país terão a missão de compartilhar com seus seguidores informações sobre as doenças da retina, incentivando-os a ficarem mais atentos à saúde dos olhos. São eles: Margarida Acerbispo (@margarida_arcebispo), ex-participante do programa Masterchef, de Guaianases, São Paulo; Ana Clara (@anaglicose) e David Pedroso (@diabeticotipourso), de Cubango, em Niterói, Rio de Janeiro e São Bernardo do Campo, São Paulo respectivamente, que convivem com diabetes e já abordam o tema com bastante frequência em seus perfis; e Bruna Carvalho (@pretadireta), técnica de enfermagem, de Azenha em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
“Essa é a primeira grande campanha de uma empresa farmacêutica com nossos influenciadores. Levar conhecimento sobre saúde para as comunidades, é um passo muito importante para melhorar a qualidade de vida dos territórios. Sem dúvidas esse conhecimento pode não só ajudá-las com a prevenção de doenças que ameaçam à visão, como também com a sustentabilidade do sistema de saúde, evitando uma sobrecarga decorrente da procura tardia por atendimento. Assim, a sociedade como um todo é beneficiada”, comenta Guilherme Pierri, (CO-CEO) do Digital Favela ao lado de Celso Athayde.
Os primeiros conteúdos, que trazem informações sobre sinais e sintomas da DMRI e EMD, já estão disponíveis nos perfis de Instagram de cada influenciador, em alusão ao Dia da Saúde Ocular (10/7). Para saber mais, basta continuar acompanhando os perfis ao longo dos próximos meses. E não se esqueça: em caso de dúvidas ou sinais e sintomas suspeitos, procure o oftalmologista.
Sobre Digital Favela
A Digital Favela é uma plataforma pioneira que reúne microinfluenciadores de favelas por todo o Brasil, gerando conexões genuínas em universos até então não conectados. Liderada pelos co-CEOs Celso Athayde e Guilherme Pierri, a operação conta atualmente com cerca de 7 mil MICs (microinfluenciadores comunitários) em sua plataforma, abrangendo mais de 3 mil favelas em todo o território brasileiro, em um contingente de mais de 14 milhões pessoas, além de territórios indígenas.
Em menos de 1 ano de operação, a Digital Favela já traz em seu portfólio projetos para mais de 100 parceiros entre as maiores marcas e empresas do Brasil, como Santander, Claro, Facebook, Ambev, Bayer, Reckit, TikTok, Nestlé e Casas Bahia, reforçando a conversa delas dentro desses territórios estratégico e gerando mais oportunidades aos moradores, além de mostrar a força da favela em também influenciar o asfalto.
125 anos da Bayer no Brasil
A Bayer celebra, em 2021, 125 anos de Brasil. Chegou ao País em 1896, abrindo a primeira fábrica no Rio de Janeiro; Hoje, está presente em mais de 30 cidades, com 6.500 profissionais espalhados de norte a sul. O Brasil é o maior mercado da Bayer na América Latina e local de grandes descobertas na medicina, de novas tecnologias para o campo e de inovações que melhoram a qualidade de vida do brasileiro e contribuem para o desenvolvimento do país.
O Grupo está atento aos novos desafios da humanidade, cada vez mais coletivos e que não podem ser solucionados por atores isolados. Por isso, tem investido cada vez mais em modelos de negócios baseados em colaboração, por meio de suas três divisões e do seu primeiro hub de inovação aberta da América Latina, com parcerias relevantes para os negócios.
E para construir os próximos 125 anos, mais que fortalecer sua voz, a Bayer quer ampliar sua escuta e entender cada vez melhor as expectativas da sociedade e as necessidades dos clientes: seja o agricultor, o médico, o paciente, o consumidor – e a sua gente, cada vez mais plural e diversa; quer estreitar laços, alinhar expectativas, promover o diálogo, aproximar sua comunicação e construir os próximos passos da empresa junto ao público. Porque Você e Bayer: é bom. Para saber mais, acesse www.bayer.com.br.
Informações à Imprensa – JeffreyGroup
Alessandra Muro – amuro@jeffreygroup.com
Jéssica Assis – jassis@jeffreygroup.com
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Acordo celebrado com o CADE – Saiba Mais: https://www.bayer.com.br/pt/sustentabilidade/acordo-de-controle-em-concentracoes-firmado-com-o-cade