Bayer implanta programa para promover equidade de gênero nas áreas de tecnologia e ciência no Brasil

Embora, a participação das mulheres nas áreas de ciência e tecnologia seja bastante relevante, dados da Organização das Nações Unidas apontam que menos de 30% dos cientistas do mundo são mulheres.

Outro levantamento, feito pela Michael Page em 2018, mostrou que, a cada 10 entrevistas de emprego realizadas para vagas na área de tecnologia da informação, apenas três são com mulheres.

 

Exatamente para possibilitar o destaque de suas profissionais, a alemã Bayer trouxe para o Brasil o programa implantado com sucesso na filial americana, o WISE (Women In Science Exchange), que tem o objetivo de empoderar mulheres da área de tecnologia e ciência, contribuindo para igualdade de gênero na companhia, além de gerar impacto e reconhecimento para mulheres e homens em todos os níveis do setor.

 

O programa WISE possibilita o desenvolvimento de uma carreira na ciência das novas gerações de mulheres e já tem gerado resultados positivos. A analista da área de Transformação Digital da Bayer, Fabiana Sanchez, de 24 anos, foi inspirada pela ciência desde criança, mas só se sente confiante mesmo quando troca olhares com outras mulheres do ramo.

 

“Ser mulher e trabalhar com tecnologia nunca foi um grande desafio. Mas olhar ao redor e perceber que os homens são a maioria na área; identificar poucas palestrantes mulheres em eventos de inovação e sentir olhares críticos sobre suas opiniões exigem resiliência e determinação. No entanto, quando finalmente você cruza os olhares com outra mulher, mesmo sem conhecê-la, surge um laço de confiança e empatia, então uma rede de apoio é criada”, diz.

 

Priscila Rangel é desenvolvedora de produtos na divisão agrícola em Uberlândia e membro do Wise. Hoje seu principal objetivo é advogar para que as novas gerações de mulheres que estão chegando ao mercado de ciência e tecnologia tenham a oportunidade de encontrar mais apoio para conseguirem desenvolver o seu máximo potencial no trabalho e na vida pessoal. “Acredito que as mulheres só vão conseguir encontrar esse equilíbrio quando aumentarmos o número delas na área da ciência, principalmente em cargos de liderança. A ausência na liderança em tecnologia é um desafio enorme a ser superado”.

 

O Wise é composto por mulheres das áreas de Pesquisa, Biotecnologia, Soluções de Campo e Regulatório e hoje ele impacta mais de 440 colaboradoras por meio de encontros quinzenais, onde estão discutidos temas, como processos seletivos internos, visibilidade na liderança, empoderamento da mulher da ciência. As cientistas da Bayer também mantêm o blog Wise Brasil, onde trocam informações sobre o que há de novo da ciência, exemplos de liderança feminina, guia da mulher da ciência.


Se você deseja relatar um evento adverso ou fazer uma queixa técnica relacionada a qualquer produto da Bayer S.A.,
por favor, contate o seu médico.
Para obter mais informações sobre benefícios e riscos dos medicamentos acesse: http://pacientes.bayer.com.br/.
Acordo celebrado com o CADE – Saiba Mais: https://www.bayer.com.br/pt/sustentabilidade/acordo-de-controle-em-concentracoes-firmado-com-o-cade