Bayer lança campanha com influenciadoras digitais com foco na troca de experiências pessoais sobre contracepção

  • Mel Maia, Bella Campos e Agatha Moreira serão as embaixadoras da quarta edição do movimento Liberdade Vem de Dentro;
  • A ação tem como objetivo gerar conscientização sobre o uso de DIUs e reforçar a liberdade de escolha feminina.

São Paulo, agosto de 2023 – Em um cenário em que 62%1 das gestações no Brasil não são planejadas, a Bayer, líder na área de saúde feminina, lança a quarta edição da campanha Liberdade Vem de Dentro. Nesse ano, a estratégia na campanha visa ampliar o acesso à informação e conhecimento sobre métodos de longa ação, como os DIUs (dispositivos intrauterinos), para mulheres em diferentes faixas etárias. As influenciadoras Mel Maia, Bella Campos e Agatha Moreira compõem o time hero da campanha e trarão suas vivências pessoais para abrir a discussão com as audiências sobre a escolha e o uso de métodos contraceptivos, especialmente os de longa duração.

 

“O movimento Liberdade Vem de Dentro tem um papel importante de falar sobre o poder de escolha das mulheres em relação ao método que mais se adapta ao seu corpo. Queremos cada vez mais ser parceiros no empoderamento feminino, auxiliando na disseminação de informações de qualidade e confiáveis. Afinal, falar de contracepção é falar de saúde”, comenta Elke Mittelsdorf, head da área de Saúde Feminina da divisão farmacêutica da Bayer. Fernanda Galvão, diretora geral da Publicis Health, agência que assina o movimento este ano, compartilha o mesmo ponto de vista da executiva. “Temos o direito de saber e escolher quando e se desejamos engravidar. O direito à saúde sexual e reprodutiva é para ontem, para todos”. Em edições anteriores da campanha, celebridades como Manu Gavassi, Bruna Marquezine e Deborah Seco engajaram o movimento.

 

Foco no digital

A cada edição, a campanha vem fortalecendo a presença da marca no ambiente digital, explorando diferentes plataformas, como Instagram, YouTube e TikTok. Neste ano, as conversas serão ampliadas para as jovens da geração Z. “Vamos fortalecer nosso diálogo com esse público, extremamente conectado, engajado e muito aberto a trocas ricas de informação”, explica Elke. “Falar sobre contracepção é muito particular, pois cada mulher é única e certamente as experiências que serão trocadas ao longo da campanha certamente serão inspiradoras para a vida de cada uma”, completa a executiva. A ação também contará com influenciadoras digitais da área da saúde, creators de diferentes idades, parceria com canais estratégicos e eventos off-line, com pop-up stores.

 

“Queremos dialogar abertamente sobre contracepção e saúde íntima feminina, falando sobre as escolhas disponíveis, características, particularidades e benefícios, de forma a empoderar as mulheres com informação para que elas tenham a liberdade de escolher o que faz mais sentido para cada uma”. Apenas em 2022, Liberdade Vem de Dentro teve um impacto de 1,5 bilhões, com 3,8 milhões de acessos à página oficial da campanha. “Ao longo dos anos, pudemos conhecer melhor o nosso público e amadurecer as nossas mensagens, algo primordial para seguirmos no ar e escolhermos os espaços que queremos estar presentes”, adiciona. Até o final da campanha, a Bayer prevê impactar cerca de 30 milhões pessoas e gerar mais de 3 milhões de visitas ao site da campanha onde é possível esclarecer todo o tipo de dúvidas sobre o tema. “O ambiente digital é perfeito para conectar gerações, potencializar a diversidade de vivências, reverberar as possibilidades e fortalecer o diálogo”, explica Fernanda Galvão.

 

É preciso mais diálogo

Pesquisa realizada pela Febrasgo em 2021 em parceria com a Bayer revelou que 66%1 das mulheres não tiveram consulta com ginecologista antes da primeira relação, enquanto 29%2 não sabiam que deveriam passar por esse aconselhamento médico antes do início da vida sexual. O cenário revela uma necessidade urgente de incentivar mais conversas sobre o universo da contracepção.

 

No Brasil, a cada 30 minutos, uma adolescente se torna mãe2. “Ainda existem muitos tabus quando pensamos em contracepção. Falta diálogo aberto e franco entre todas nós – mães e filhas, amigas, colegas de trabalho. A vergonha de falar sobre DIU, por exemplo, ainda é muito presente nas rodas de conversa e são campanhas como o Liberdade Vem de Dentro que estimulam essa pauta e que estão diretamente relacionadas com a saúde dessas mulheres”, finaliza Elke.

 

Para saber mais sobre a campanha, acesse: www.liberdadevemdedentro.com.br/.

 

Referência:

  1. https://www.bayer.com.br/pt/blog/gravidez-nao-planejada-atinge-62-mulheres-brasil
  2. https://www.febrasgo.org.br/pt/noticias/item/1210-reflexoes-sobre-a-semana-nacional-de-prevencao-da-gravidez-na-adolescencia-2021

FICHA TÉCNICA

Cliente: Bayer

Produto: Saúde Feminina

Campanha: Liberdade Vem de Dentro

 

Agência: Publicis Health e One Digital

Aprovação no Cliente:  Elisa Suzin, Jade Itavo e Letícia Almada

Direção Geral: Fernanda Galvão

Diretor Executivo de Criação: Rodrigo Esteves

Diretora de Criação: Talita Cardoso

Direção de Arte: Victoria Cordeiro

Redação: Mayara Dinis e Felipe Sato

Roteiro: Mayara Dinis

Atendimento: Mauricio Paiva e Gisele Custodio

Planejamento: Matheus Cardoso e Gabriel Ferreira

Conteúdo: Adriana Toledo e Samara Sieber

Mídia & BI: Nadine Dias, Aline Nami, Roberta Lessa, Anna Catarina e Gabriel Real

Projetos: Ana Luiza Gomes, Nathalia Coelho e Alexandre Christianini

UX & Tecnologia: Daniel Cachello, Carolina Sobral, Amanda Garcia, Luiz Santos, Bruno Martimiano, Victor Silva e Richer Aristimunha.

Marketing de Influência: Thais Barbosa e Guilherme Justo

 

PRODUÇÃO

Produção de Imagem: Jubarte.Biz

Direção: GABA DUO - Lucas Romano e Elisa Brites Produção Executiva Gabriel Nogueira

DoP - Conrado Luis Roel Souza

1 ̊ Assistente de Câmera - Jonathan Abdul Mello

Produtora de Arte - Graziella Farinazo

Coordenaçāo de Produção - Amanda Rios

Direção de Produção - Alexandre Lessa

Assistentes de Produção - Yasmim de Moura Arantes e Ricardinho

Figurinista - Juliano Madureira

Assistente de Figurino - Matheus Spindola e Josué Manoel Ferreira

Manicure - Luh silva

Maquiadores - Walter Lobato Aguiar e Karina Roussenq

Elétrica - Luciano da Silva Oliveira e Rodrigo graf accioli Jaime

Assistente Elétrica - Leonardo Graf Accioli Jaime

Maquinista - Lídio Macario

Técnico de Som - Gil Guimarães Neves

Operador de TP - Julio Cesar Cantini Silva

 

FOTOGRAFIA STILL

Fotógrafo Still - Bruno dos Santos Rangel

Assistente de Fotógrafo Still - Marcelo Feitosa

Assistente de Fotógrafo Still - Andressa Guerra

 

PÓS-PRODUÇÃO

Pós-produção: JoyBoy

Motion: Lucas Serafim

Montagem: John Emerson e Lucas Serafim

Color: John Emerson

Atendimento: Luja Casaro

 

Sobre a Bayer

A Bayer é uma empresa global com competências essenciais nas áreas de ciências da vida de saúde e nutrição. Seus produtos e serviços são projetados para ajudar as pessoas e o planeta a prosperar, apoiando os esforços para superar os principais desafios apresentados por uma população global em crescimento e envelhecimento. A Bayer está comprometida em impulsionar o desenvolvimento sustentável e gerar um impacto positivo em seus negócios. Ao mesmo tempo, o Grupo pretende aumentar o seu poder de ganho e criar valor através da inovação e do crescimento. A marca Bayer representa confiança, confiabilidade e qualidade em todo o mundo.

 

Informações à Imprensa – JeffreyGroup

Isabel Rizk irizk@jeffreygroup.com

Mariana Alecrim - malecrim@jeffreygroup.com


Se você deseja relatar um evento adverso ou fazer uma queixa técnica relacionada a qualquer produto da Bayer S.A.,
por favor, contate o seu médico.
Para obter mais informações sobre benefícios e riscos dos medicamentos acesse: http://pacientes.bayer.com.br/.
Acordo celebrado com o CADE – Saiba Mais: https://www.bayer.com.br/pt/sustentabilidade/acordo-de-controle-em-concentracoes-firmado-com-o-cade