Bayer lança centro de inovação e consolida estratégia de transformação organizacional
Oitavo LifeHub da empresa no mundo e primeiro no Brasil, projeto pretende impulsionar a inovação aberta em todos os negócios da empresa por meio de parcerias com startups, programas de mentoria, espaços de coworking, sessões de co-criação e mais
A Bayer, multinacional alemã líder em saúde e nutrição, lançou em novembro de 2020 o LifeHub São Paulo, seu primeiro hub de inovação aberta no Brasil e oitavo no mundo, com o objetivo de promover e acelerar soluções e processos inovadores relacionados à saúde e nutrição para desafios internos e externos, envolvendo colaboradores, clientes, ecossistema e da sociedade como um todo, em todas as três principais divisões de negócio da empresa – Crop Science, Pharmaceuticals e Consumer Health.
O LifeHub São Paulo é muito mais do que um espaço físico: é um verdadeiro ecossistema de inovação, focado em parceiras com startups, programas de mentoria, sessões de co-criação e desenvolvimento de projetos inovadores de positivo impacto socioambiental. A iniciativa conta também com um espaço físico que ocupa 1500m² na sede da empresa em São Paulo, no bairro do Socorro. Foram construídas 40 estações abertas de trabalho, auditórios para compartilhamento de ideias, espaços de co-working, laboratório experimental de tecnológica e um estúdio para a criação de conteúdo.
Com as restrições de segurança impostas pela pandemia da Covid-19, o espaço não será amplamente utilizado em um primeiro momento. Sendo assim, a empresa, que tem a busca incessante pela inovação como um de seus principais direcionadores de negócio, investiu na ampliação do conceito do LifeHub São Paulo para o ambiente digital, a fim de que o projeto continuasse caminhando, que os negócios se mantivessem vivos e que o processo de transformação organizacional pelo qual a empresa vem passando continuasse a pleno vapor - e até se potencializasse.
Para citar um exemplo de ação lançada pelo LifeHub São Paulo antes mesmo de sua inauguração oficial, a companhia promoveu a campanha "Missão contra o COVID-19" para que os colaboradores pudessem propor ideias de melhorias para a Bayer e a sociedade, durante esse cenário de pandemia. Uma das propostas avaliadas foi a aproximação com o Hospital de Amor em Barretos, no interior do país São Paulo. A Bayer então convidou as empresas Alcoeste e Sorocaba Refrescos para apoiarem a causa e realizarem uma doação conjunta de 80 mil garrafas de 500 ml de álcool em gel. O objetivo foi ajudar profissionais que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 da instituição. A doação foi suficiente para atender a demanda do Hospital de Amor e de todas as suas unidades por mais de 30 meses de operação.
Transformação organizacional
Apesar de ser um marco que consolida o processo de modernização da empresa, o LifeHub São Paulo não é uma iniciativa isolada, e nasce em um contexto de profunda transformação organizacional da Bayer, com foco na digitalização de processos, mas, essencialmente, em uma renovação cultural profunda.
"Este processo transformador, que parte de uma estratégia global de inovação aberta e está alinhado ao nosso propósito de "Ciências por uma vida maior", nasceu de um entendimento nosso de que os processos internos e a cultura que nos trouxeram ao presente, ao longo de nossos 150 anos de tradição, não nos levariam para o futuro. Diante disso, a Bayer está estreitando relacionamento com startups e investindo em programas de intraempreendedorismo para elaborar soluções inovadoras e colaborativas para desafios de saúde e nutrição, alinhadas a nossa visão 'saúde para todos, fome para ninguém'", afirma Marc Reichardt, CEO da Bayer Brasil. Este foi o contexto em que nasceu e foi desenvolvida a ideia de criar um hub de inovação no Brasil e que culmina na inauguração do LifeHub São Paulo nos dias 24 e 25 de novembro.
Em função deste amplo processo de digitalização, acelerado pela pandemia, vários projetos foram pensados e organizados para serem desenvolvidos remotamente. Com o LifeHub São Paulo, a empresa pretende consolidar todos os seus processos, desafios e conhecimento em inovação em um único ecossistema, nos ambientes físico e/ou digital. “Por meio deste centro, a Bayer poderá se conectar a startups, fornecedores, clientes, parceiros outros hubs de inovação, institutos, universidades e até com o governo e com a sociedade civil na busca por soluções a problemas internos, de clientes e dos mercados em que atua. Nossa visão de inovação é focada em contribuir para resolver os principais problemas de saúde e nutrição do nosso tempo. E é isso que temos feito”, completa Reichardt.
Evento de lançamento
O LifeHub foi lançado oficialmente por meio de um evento aberto, realizado no YouTube Bayer Brasil nos dias 24 e 25 de novembro. No primeiro dia, o evento sediou discussões relevantes sobre inovação de forma mais ampla, sobre a relação do tema com sustentabilidade e, por fim, sobre como inovar na gestão de pessoas. O segundo dia contou com uma apresentação em maiores detalhes do LifeHub, apresentações de cases de projetos já desenvolvidos, painéis sobre transformação digital e mais. Confira abaixo a gravação de cada um dos dias:
Se você deseja relatar um evento adverso ou fazer uma queixa técnica relacionada a qualquer produto da Bayer S.A.,
por favor, contate o seu médico.
Para obter mais informações sobre benefícios e riscos dos medicamentos acesse: http://pacientes.bayer.com.br/.
Acordo celebrado com o CADE – Saiba Mais: https://www.bayer.com.br/pt/sustentabilidade/acordo-de-controle-em-concentracoes-firmado-com-o-cade