Bayer é pioneira em oferecer subsídio privado para seguro agrícola no país

Clientes poderão trocar pontos do programa de relacionamento Impulso Bayer por subvenção privada

O crescimento acelerado da contratação do seguro rural é uma realidade: a área agrícola segurada chegou a 13,7 milhões de hectares em 2020, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), um crescimento anual de 98%. Os prêmios (montante pago pelos segurados às seguradoras) acumulados no primeiro semestre de 2021 totalizaram R$ 4,08 bilhões, um aumento de 37,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a Susep (Superintendência de Seguros Privados). São dados que reforçam a aceitação do agricultor brasileiro quanto às vantagens do seguro agrícola.

 

Atenta a essa demanda, a divisão agrícola da Bayer será a primeira empresa do setor no país a oferecer subvenção privada ao agricultor. "Como este projeto, somos a primeira companhia do agro a pagar parte do seguro do produtor rural. Dessa maneira, ele terá ainda mais estímulo para ter sua lavoura protegida", diz Bárbara Danc, gerente de fidelidade e experiência da divisão agrícola da Bayer.

 

Trata-se de um benefício exclusivo dos clientes participantes do Impulso Bayer, programa de fidelidade e relacionamento, e é mais uma ação focada na expansão desse serviço, já comercializado via plataforma Orbia e parceiros, como revendas ou cooperativas. "Mesmo em um cenário crítico com a pandemia, quase dobramos nossa área segurada de tamanho em 2020 e enxergamos espaço para manter esse ritmo de crescimento", afirma Bárbara. Hoje, a área protegida por seguro agrícola no Brasil corresponde a apenas 20% do total cultivado, fator que reforça o potencial de expansão.

 

Lançado em 2019 para auxiliar agricultores e toda a cadeia produtiva do agronegócio, a plataforma de seguros da Bayer é a primeira 100% digital do mercado. "Em parceria com a startup Agristamp entendemos que, através da digitalização, conseguiríamos entregar ao agricultor a transparência e a agilidade que ele tanto pedia na hora desse tipo de contratação. Em menos de 15 minutos, o próprio agricultor entra no sistema e insere os dados. A análise é rápida e ele já pode ter sua lavoura segurada no mesmo dia", destaca a executiva.

 

O subsídio no valor final do seguro varia de 5% a 15%, de acordo com a classificação do cliente no programa no Impulso Bayer, e esse subsídio ofertado pela companhia será complementar ao tradicional PSR (Programa de Subvenção ao Prêmio de Seguro Rural), oferecido anualmente pelo Governo Federal, ou a outros subsídios estaduais.

 

"Estamos atravessando um momento inédito e muito interessante para os mercados de seguro rurais. Intempéries climáticas estão ficando cada vez mais extremas, eventos que não aconteciam há cinquenta anos têm uma previsão maior de recorrência. O mercado está se movimentando bastante para oferecer novas alternativas em seguro e a subvenção é um dos grandes impulsionadores da contratação" afirma Fabio Damasceno, diretor executivo de agronegócio da Fairfax, seguradora parceira da Bayer neste projeto.

 

"A Bayer mantém sempre uma relação de diálogo com o agricultor brasileiro, no sentido de trazer as inovações que fazem mais sentido para o produtor, para que nossa parceria siga progredindo", afirma Thiago Junqueira, diretor de experiência do cliente da Bayer. "Seguro agrícola foi uma demanda que ouvimos muito de nossos clientes e agora, através do Impulso Bayer e conectados a parceiros estratégicos, queremos ajudá-los a ter mais previsibilidade para seus negócios, algo tão importante neste momento de tantas transformações."

 

Atualmente, o agricultor tem disponível a contratação de 27 diferentes produtos de seguro na plataforma, para culturas como soja, milho, trigo, cana-de-açúcar, frutas e vegetais. A longo prazo, a expectativa é ampliar ainda mais a cobertura em todo país contra alguns fatores como chuva excessiva, tromba d’água, geada, granizo, ventos fortes ou frio, incêndio e seca, além da necessidade de replantio decorrente de intempéries climáticas.

 

125 anos da Bayer no Brasil

A Bayer celebra, em 2021, 125 anos de Brasil. Chegou ao País em 1896, abrindo a primeira fábrica no Rio de Janeiro; Hoje, está presente em mais de 30 cidades, com 6.500 profissionais espalhados de norte a sul. O Brasil é o maior mercado da Bayer na América Latina e local de grandes descobertas na medicina, de novas tecnologias para o campo e de inovações que melhoram a qualidade de vida do brasileiro e contribuem para o desenvolvimento do país.

 

O Grupo está atento aos novos desafios da humanidade, cada vez mais coletivos e que não podem ser solucionados por atores isolados. Por isso, tem investido cada vez mais em modelos de negócios baseados em colaboração, por meio de suas três divisões e do seu primeiro hub de inovação aberta da América Latina, com parcerias relevantes para os negócios.

 

E para construir os próximos 125 anos, mais que fortalecer sua voz, a Bayer quer ampliar sua escuta e entender cada vez melhor as expectativas da sociedade e as necessidades dos clientes: seja o agricultor, o médico, o paciente, o consumidor - e a sua gente, cada vez mais plural e diversa; quer estreitar laços, alinhar expectativas, promover o diálogo, aproximar sua comunicação e construir os próximos passos da empresa junto ao público. Porque Você e Bayer: é bom. Para saber mais, acesse https://www.bayer.com.br.

 

Informações à imprensa Bayer

JeffreyGroup

agrobayer@jeffreygroup.com

 

Declarações prospectivas

Este comunicado pode conter declarações prospectivas baseadas nas previsões atuais da equipe executiva da Bayer. Diversos riscos, incertezas e outros fatores, conhecidos ou desconhecidos, podem gerar diferenças materiais entre os reais e futuros resultados, situações financeiras, desenvolvimentos e desempenhos da empresa e as estimativas apresentadas aqui. Esses fatores incluem aqueles discutidos nos relatórios públicos da Bayer, disponíveis no site da empresa: https://www.bayer.com. A companhia se isenta de qualquer responsabilidade pela atualização destas declarações prospectivas e pela precisão de eventos e desenvolvimentos futuros.


Se você deseja relatar um evento adverso ou fazer uma queixa técnica relacionada a qualquer produto da Bayer S.A., por favor, contate o seu médico.
Para obter mais informações sobre benefícios e riscos dos medicamentos acesse: http://pacientes.bayer.com.br/.
Acordo celebrado com o CADE – Saiba Mais: https://www.bayer.com.br/pt/sustentabilidade/acordo-de-controle-em-concentracoes-firmado-com-o-cade