Ciência que transforma: Brasil como protagonista nos avanços do tratamento do câncer de próstata

  • País vem se destacando em estudos clínicos focados em tratamentos oncológicos;
  • Estudo em câncer de próstata conduzido pela Bayer em todo o mundo teve Brasil como principal recrutador

São Paulo, outubro de 2024 – O aumento da longevidade global trouxe consigo uma maior prevalência de doenças como o câncer, afetando cada vez mais jovens em estágios iniciais da doença, que precisam de medicamentos "mais gentis" e bem tolerados, além de terapias projetadas para superar a resistência a outros tratamentos. Para alcançar esses resultados, diversos estudos clínicos com novas moléculas e medicamentos já existentes no mercado são realizados quase diariamente ao redor do mundo.

 

E o Brasil vem desempenhando um papel fundamental na pesquisa clínica, especialmente em oncologia. Segundo dados da Anvisa, a participação de pacientes brasileiros em estudos clínicos tem crescido significativamente. Em 2018, foram registrados 163 estudos no país, número que saltou para 231 em 2021. A Bayer reconheceu este momento e, focada em garantir tratamentos que proporcionem maior qualidade de vida aos seus pacientes, vem formando parcerias estratégicas com centros de excelência em todas as regiões do país.

 

“Atualmente, estão sendo conduzidos mais de 12 estudos na área de oncologia da Bayer, com diversos centros de pesquisa ao redor do mundo. O Brasil, em alguns casos, é o que mais recruta pacientes, como vimos no estudo ARANOTE, focado no uso da darolutamida em câncer de próstata”, comenta Dr. Rubens Park, Líder da área médica da oncologia da Bayer no Brasil e LATAM.

 

A condução de estudos clínicos no país é importante por diversas razões. Entre elas, destaca-se a diversidade genética, o incentivo ao crescimento da pesquisa clínica local ao capacitar profissionais de saúde, acesso a medicamentos inovadores não disponíveis no mercado e impactos positivos na saúde pública. “Iniciativas científicas podem fornecer dados que contribuam para políticas públicas capazes de melhorarem significativamente a vida dos pacientes”, reforça Rubens.

 

Embora muitas vezes associada aos grandes hospitais do eixo Sul-Sudeste, a pesquisa clínica no Brasil também é destaque no Nordeste. No estudo ARANOTE, centros como o Instituto Ética, da Clínica AMO, em Salvador (BA), e o Centro de Pesquisa Clínica da Liga Contra o Câncer, em Natal (RN), estiveram entre os maiores recrutadores do mundo.

 

Parceira da Bayer desde 2017, a Liga Contra o Câncer é referência na luta contra o câncer nas regiões Norte e Nordeste do país. Com suas quatro unidades hospitalares, a Liga realiza mais de 8 mil cirurgias e oferece quimioterapia, radioterapia e consultas pelo SUS, democratizando o acesso ao tratamento oncológico de qualidade.

 

O Centro de Pesquisa Clínica da Liga é internacionalmente reconhecido pela condução de ensaios clínicos multicêntricos, contabilizando mais de 164 mil atendimentos em mais de 380 estudos. “Estudos clínicos são cruciais, pois oferecem aos pacientes a oportunidade de viver mais e acessar tratamentos inovadores, incluindo medicamentos ainda não disponíveis no SUS”, explica Dra. Andrea Juliana Gomes, oncologista e coordenadora médica do Centro de Pesquisa Clínica da Liga.

 

A Clínica AMO também se destaca na oncologia, investindo em estratégias de atenção primária e colaborando ativamente em pesquisas nacionais e internacionais. Em 2007, fundou o Ética Pesquisa e Ensino, visando promover o desenvolvimento da pesquisa clínica na região. Desde então, o Ética segue como instituição sem fins lucrativos, tendo já realizado mais de 300 projetos de pesquisa clínica desde sua fundação e recrutado mais de 500 participantes em estudos diversos.

 

Uma nova esperança para os brasileiros com câncer de próstata

Um dos cânceres mais comumente diagnosticados¹ em homens é o câncer de próstata, que representa a quinta principal causa de morte pela doença², com cerca de 375 mil mortes anuais globalmente³. Com progressos terapêuticos no tratamento do câncer de próstata avançado, a Bayer tem investido e contribuído com o desenvolvimento da molécula darolutamida, substância  que possui duas indicações de uso registradas no país: para tratar o câncer de próstata que ainda responde ao tratamento para diminuir o nível de testosterona e que se espalhou para outras partes do corpo (câncer de próstata metastático hormônio-sensível) em combinação com terapia de privação androgênica e docetaxel (uma quimioterapia); e para tratar o câncer de próstata que não responde ao tratamento para diminuir o nível de testosterona, mas que ainda não se espalhou para outras partes do corpo (câncer de próstata não-metastático resistente à castração). A molécula tem potencial para se tornar o padrão de tratamento em diferentes estágios da doença.

 

Mais recentemente, foram divulgados os resultados do estudo ARANOTE durante o ESMO 2024 (Congresso da Sociedade Europeia de Oncologia Médica), complementando os dados científicos de darolutamida para o tratamento do câncer de próstata metastático hormônio-sensível, mas em terapia combinada apenas com terapia de privação androgênica, e sem a necessidade de quimioterapia. O estudo contou com a participação de 17 centros de pesquisa clínica no Brasil, e compara a combinação de darolutamida com ADT ao placebo associado à terapia hormonal em pacientes com câncer de próstata hormônio-sensível metastático. Os resultados mostraram que a darolutamida combinada com ADT reduz significativamente o risco de progressão radiológica ou morte em até 46% quando comparada ao placebo mais ADT.  A Bayer planeja submeter esses dados às autoridades de saúde globais ainda este ano, para expandir o uso da darolutamida em pacientes com câncer de próstata metastático hormônio-sensível.

 

 “De todos os pacientes com câncer de próstata, cerca de 40% são hormônio sensível metastático, fase em que o paciente ainda é sensível à castração (tratamento hormonal). Desses 40%, cerca de 80% a 90% são tratados em terapia dupla, ou seja, seria essa a parcela de pacientes se beneficiaria com essa nova indicação”, explica Rubens.

 

Além do ARANOTE, a Bayer conduz outros dois programas de desenvolvimento clínico de Fase III para novas indicações da darolutamida: ARASTEP e DASL-HiCaP. Outro estudo em andamento, o PEACE-III, investiga o uso isolado do inibidor de andrógeno enzalutamida combinado com dicloreto de rádio-223 para pacientes com câncer de próstata metastático resistente à castração (mCRPC) e metástases ósseas. Dados divulgados na sessão presidencial da ESMO 2024 demonstraram que o tratamento atingiu seu desfecho primário, reduzindo o risco de progressão da doença em 31% e promovendo o aumento mediano de sobrevida global em 7 meses.

 

Compromisso com a inovação

A Bayer tem como a meta de se tornar líder em oncologia até 2030, e investe em tratamentos inovadores, que aumentem o tempo e, principalmente, a qualidade de vida de pacientes oncológicos.

 

Em 2023, o investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Grupo Bayer foi de € 5,3 bilhões, com a divisão farmacêutica representando mais da metade desse valor. O Boston-Cambridge Innovation Campus (BRIC), inaugurado em 2022 com um aporte de US$ 140 milhões, visa fortalecer a colaboração em pesquisas em oncologia molecular e de precisão para o desenvolvimento de novas terapias contra o câncer.

 

Com o lançamento do BRIC, a Bayer agora está presente nos quatro maiores polos de biotecnologia dos Estados Unidos: Boston, San Francisco, San Diego e Carolina do Norte (Research Triangle Park).

 

Referências:

  1. Globocan 2020: Colorectal cancer. Acessado em:https://gco.iarc.fr/today/data/factsheets/cancers/10_8_9-Colorectum-fact-sheet.pdf. Acessado em maio de 2023.
  2. GLOBOCAN. Estimated Cancer Incidence, Mortality and Prevalence Worldwide in 2020. All Cancers (excluding non-melanoma skin cancer). https://gco.iarc.fr/today/data/factsheets/cancers/40-All-cancers-excluding- non-melanoma-skin-cancer-fact-sheet.pdf. Acessado em maio de 2023.
  3. Hyuna, S et al. Ca Cancer J Clin. 2021; 71:209–249

 

Sobre a Bayer

A Bayer é uma empresa global com competências essenciais nas ciências da vida nos setores de agronegócios e saúde. Seus produtos e serviços são projetados para ajudar as pessoas e o planeta a prosperar, apoiando os esforços para superar os principais desafios apresentados por uma população global em crescimento e envelhecimento. A Bayer está comprometida em impulsionar o desenvolvimento sustentável e gerar um impacto positivo em seus negócios. Ao mesmo tempo, o Grupo pretende aumentar o seu poder de ganho e criar valor através da inovação e do crescimento. A marca Bayer representa confiança, confiabilidade e qualidade. O Brasil é a terceira maior operação da companhia no mundo. 

 

Informações à Imprensa (Bayer Brasil) – JeffreyGroup

Marina Matos – (11) 3185-0869 |  mmatos@jeffreygroup.com

Larissa Kujavo – (11) 3185-0869 | lkujavo@jeffreygroup.com


Se você deseja relatar um evento adverso ou fazer uma queixa técnica relacionada a qualquer produto da Bayer S.A., por favor, contate o seu médico.
Para obter mais informações sobre benefícios e riscos dos medicamentos acesse: http://pacientes.bayer.com.br/.
Acordo celebrado com o CADE – Saiba Mais: https://www.bayer.com.br/pt/sustentabilidade/acordo-de-controle-em-concentracoes-firmado-com-o-cade