Berlim, 21 de março de 2024 - Durante a edição de 2024 do "Pharma Media Day" - evento anual com jornalistas em que a Bayer Pharmaceuticals apresenta uma revisão dos avanços da indústria no tratamento de doenças -, a multinacional apresentou os últimos avanços na transformação de seu negócio farmacêutico para impulsionar um crescimento sustentável a longo prazo como parte de sua estratégia. "Avançamos significativamente no aumento do valor de nosso pipeline, demonstrando claramente que nossa estratégia de P&D revisada está dando frutos. Ao mesmo tempo, estamos ampliando ainda mais nossa presença em áreas terapêuticas chave, fazendo progressos importantes na realização do pleno potencial de nossos ativos de lançamento atuais", afirma Stefan Oelrich, Membro do Conselho de Administração da Bayer AG e Presidente da Divisão Farmacêutica da Bayer.
A empresa fortaleceu sua capacidade de inovação com um claro foco em pesquisa em quatro áreas terapêuticas principais (doenças cardiovasculares, oncologia, imunologia e neurologia e doenças raras), expandindo suas capacidades por meio de colaborações e aquisições de empresas, e aumentou a qualidade de seu pipeline por meio de uma reavaliação rigorosa do portfólio. Como resultado, avançou seu pipeline com oito solicitações de um novo medicamento em investigação em 2023. Além disso, espera-se que quatro ativos façam a transição para a Fase II até o final deste ano, todos com potencial para serem pioneiros em sua classe.
"Trabalhamos cuidadosamente em Pesquisa e Desenvolvimento ao longo dos últimos 24 meses, e estamos fazendo progressos importantes na reconstrução de uma linha de produtos para a saúde”, comenta Christian Rommel, Membro do Comitê Executivo da Divisão Farmacêutica da Bayer e Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento. "Continuaremos a impulsionar isso com um grande senso de urgência, em particular, gerando de forma sustentável mais pedidos inovadores de investigação para novos medicamentos, aumentando as contribuições de nossas plataformas e buscando novas parcerias ou acordos externos atraentes", reforça o executivo.
Reimaginando a saúde para mulheres:
Ao avançar em um portfólio de tratamentos inovadores, a Bayer está investindo em ampliar as opções terapêuticas e elevar o padrão de atendimento para mulheres na menopausa.
Em estágio avançado, elinzanetant é o primeiro antagonista dual do receptor neurocinina-1,3 (NK-1,3) em desenvolvimento como tratamento oral não hormonal de sintomas vasomotores moderados a graves associados à menopausa. A empresa relatou, consistentemente, resultados positivos em três estudos de Fase III. Diante disso, a Bayer submeterá os dados dos estudos OASIS 1, 2 e 3 às autoridades de saúde, com os primeiros lançamentos esperados para 2025.
Cecília Caetano, Diretora de Assuntos Médicos Globais de Saúde Feminina na Bayer, confirma o potencial de blockbuster para o elinzanetant. "Os resultados dos estudos OASIS 1, 2 e 3 para elinzanetant são encorajadores para as muitas mulheres em todo o mundo que sofrem de sintomas vasomotores durante sua transição para a menopausa que, juntamente com distúrbios do sono, são sintomas comuns que podem impactar significativamente a qualidade de vida. Estamos comprometidos em avançar na ciência e romper o silêncio ao impulsionar a educação, a conscientização e ampliar as opções de tratamento para apoiar as mulheres em todas as etapas de suas vidas."
Até 2030, estima-se que a população mundial de mulheres vivenciando a menopausa aumentará para 1,2 bilhão, com 47 milhões de novas mulheres entrando nesta fase a cada ano. Mais de um terço das mulheres na menopausa relatam sintomas graves, que podem durar 10 anos ou mais após o último período menstrual, com um impacto relevante em sua qualidade de vida. No entanto, cerca de 30% das que consultam um profissional de saúde devido a sintomas moderados a graves não recebem nenhum tipo de tratamento.
Oncologia: continuidade no crescimento
A Bayer está fazendo progressos importantes em seu caminho para se tornar uma empresa líder em oncologia. Neste campo, e com a molécula darolutamida, a companhia está pronta para um crescimento contínuo no tratamento do câncer de próstata, a caminho de alcançar o status de sucesso ainda este ano (apenas cinco anos após seu primeiro lançamento). Este é o inibidor de receptor de andrógeno de maior crescimento nos Estados Unidos. Nos demais países do mundo, espera-se para ainda este ano os resultados do estudo ARANOTE, com uma nova e importante indicação para o medicamento.
"Além das atividades do ciclo de vida para nosso atual portfólio nesta área, aumentamos nossas capacidades de desenvolvimento em oncologia de precisão para desbloquear a próxima geração de terapias inovadoras e, dessa forma, construir um pipeline sólido e sustentável nas vias intrínsecas do tumor, imuno oncologia e radioterapias direcionadas", explica Dominik Ruettinger, MD, PhD, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento para Oncologia na Bayer. "Ao abordar as altas necessidades médicas não atendidas no cuidado do câncer, nos esforçamos para ampliar os limites da inovação visando fornecer aos pacientes medicamentos de alto impacto, adaptados às suas necessidades pessoais."
Junto a doenças cardiovasculares, o câncer continua a ser a principal causa de morte no mundo. Apesar de todo o progresso, os números continuam aumentando. Observações indicam que a população de pacientes com câncer está mudando, com mais jovens no momento do primeiro diagnóstico e mais pacientes sendo diagnosticados em um estágio precoce de sua doença. Esses pacientes requerem medicamentos eficazes e "mais gentis", mais bem tolerados, assim como terapias projetadas para superar a resistência aos medicamentos.
A Bayer investiu significativamente em inovação direcionada para esses pacientes, concentrando-se em expandir o conjunto de alvos farmacológicos que representam uma verdadeira vulnerabilidade ao câncer e acelerando o processo de desenvolvimento de medicamentos. Com a aquisição da Vividion e sua plataforma líder em química proteômica, a Bayer fortaleceu sua pesquisa farmacêutica e seu portfólio no campo de pequenas moléculas e terapias de precisão. A tecnologia inovadora da Vividion permite a identificação de bolsos de ligação previamente desconhecidos em alvos não suscetíveis a medicamentos, para gerar novos candidatos a medicamentos em indicações com alta necessidade médica não atendida. Nos últimos seis meses, a Vividion avançou os dois primeiros programas de câncer de alto perfil, um ativador de KEAP 1 e um inibidor de STAT3, para o desenvolvimento da Fase I.
Pipeline de terapia celular e terapia gênica em rápido avanço
As terapias celulares e a terapia gênica trazem novas abordagens potencialmente transformadoras de tratamentos que podem, em última análise, impedir ou reverter doenças com uma intervenção única na vida. Os investimentos contínuos da Bayer nessa área - desde a pesquisa inicial até o acesso facilitado por meio das capacidades de fabricação e plataformas -, enfatizam a importância dessas terapias como um dos principais impulsionadores de crescimento futuro para a empresa, e confirmam o compromisso de traduzir sua promessa em tratamentos tangíveis para os pacientes.
A Bayer, junto com suas subsidiárias BlueRock e AskBio, avança em um portfólio líder do setor em terapias celulares e gênicas pré-clínicas e clínicas. O portfólio de desenvolvimento compreende sete programas de terapia celular e terapia gênica em diferentes estágios de desenvolvimento clínico, e está focado em áreas de maior necessidade médica não atendida.
"Desde 2020, a Bayer investiu mais de 3,5 bilhões de euros na construção de plataformas tecnológicas para a descoberta e desenvolvimento de terapias celulares e terapias gênicas, dois dos campos de crescimento mais rápidos na saúde moderna", disse Christian Rommel, membro do Comitê Executivo da Divisão Farmacêutica da Bayer e Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento.
"Estamos entusiasmados com o importante progresso que estamos fazendo nestas áreas. Embora nossos programas ainda estejam em estágios iniciais, esperamos poder traduzi-los em benefícios significativos para os pacientes no futuro."
Expandindo presença em áreas terapêuticas chave
Após a aprovação do aflibercept 8 mg em mercados-chave como a União Europeia, Japão, Canadá e Reino Unido no início deste ano, a Bayer está confiante em continuar sua liderança no tratamento de doenças da retina e, dado seu perfil clínico inigualável, estabelecer seu produto como o próximo padrão de atendimento neste campo. Como o único medicamento com intervalos de tratamento sem precedentes de até 5 meses, o produto da Bayer aborda a alta necessidade não atendida dos pacientes e oftalmologistas por intervalos de aplicação mais longos, com menos injeções e visitas à clínica em comparação com seu tratamento anterior - que tinha doses a cada 8 semanas -, liberando assim também capacidades clínicas escassas para um melhor atendimento ao paciente.
Outro impulsionador chave do crescimento é finerenona, que está aprovado para o tratamento da doença renal crônica associada à diabetes tipo 2 em mais de 85 países em todo o mundo. Finerenona tem o potencial de se tornar a opção de tratamento fundamental para grupos de pacientes ainda mais amplos com doença renal e/ou insuficiência cardíaca. O produto tem demonstrado uma boa aceitação contínua no lançamento na doença renal crônica associada à diabetes tipo 2, impulsionada principalmente por países como EUA, China e México.
Com base em seu legado de inovação no espaço cardiovascular, a Bayer tem a ambição de transformar ainda mais esse cuidado para os pacientes. Neste sentido, o ensaio de Fase III OCEANIC para asundexian na prevenção secundária de acidentes vasculares cerebrais está progredindo rapidamente. Além disso, a empresa está comprometida com a cardiologia de precisão com o anticorpo anti-plasmina anti-alfa2 em pesquisa, que está sendo avaliado na Fase II em pacientes com trombose venosa profunda como opção de tratamento em indicações de alta relevância médica.
Novo modelo operacional impulsionando eficiência e produtividade para acelerar o crescimento
Com o novo modelo operacional da Bayer, chamado Dynamic Shared Ownership (DSO), a empresa está se tornando mais centrada na missão e focada no valor. Guiados pelas necessidades do cliente e capacitados para a tomada de decisões rápidas, equipes pequenas e multifuncionais com experiência de todas as partes relevantes da cadeia de valor impulsionam a excelência do produto e do cliente.
Para Stefan Oelrich, membro do Conselho de Administração da Bayer AG e Presidente da Divisão Farmacêutica da Bayer, "a introdução do modelo Dynamic Shared Ownership não poderia ter vindo em melhor hora para nós na Pharma, já que nos ajudará a identificar oportunidades de negócio mais cedo e realizá-las mais rapidamente, ao mesmo tempo em que fazemos um uso mais eficiente de nossos recursos, melhorando assim nossos retornos a longo prazo. Esta não é apenas uma boa notícia para nós como empresa, mas também para os pacientes a quem servimos, pois esperamos levar futuras inovações ao mercado de forma mais eficiente e eficaz no futuro."
Sobre a Bayer
A Bayer é uma empresa global com competências fundamentais nos campos da ciência da vida, saúde e nutrição. Seguindo sua missão, "Saúde para todos, Fome para nenhum", os produtos e serviços da empresa são projetados para ajudar pessoas e o planeta a prosperar, apoiando os esforços para enfrentar os principais desafios apresentados por uma população global em crescimento e envelhecimento. A Bayer está comprometida em impulsionar o desenvolvimento sustentável e gerar um impacto positivo com seus negócios. Ao mesmo tempo, o Grupo busca aumentar seu poder de ganho e criar valor por meio da inovação e do crescimento. A marca Bayer representa confiança, confiabilidade e qualidade em todo o mundo. No ano fiscal de 2023, o Grupo empregou aproximadamente 100.000 pessoas e teve vendas de 47,6 bilhões de euros. Os gastos com P&D antes de itens especiais totalizaram 5,8 bilhões de euros. Para obter mais informações, visite www.bayer.com.
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