Primeiro aplicativo exclusivo para mulheres com DIU chega ao Brasil

Bayer lança a ferramenta visando proporcionar mais segurança e praticidade às mulheres que optarem pelo método como aliado na contracepção 

São Paulo, maio de 2021 – Os métodos de longa ação vieram para ficar.Para as mulheres que têm a preocupação de esquecer de tomar a pílula, hoje elas têm a opção de aderir a métodos como implantes, injeções, dispositivos intrauterinos (DIU) de cobre/prata e dispositivos intrauterinos hormonais. Essas opções permitem deixar de lado essa preocupação, possibilitando com que se sintam mais seguras e confiantes. Entretanto, apesar da adesão cada vez maior, ainda existem muitas dúvidas relacionadas a esses métodos, especialmente no período de adaptação. Foi pensando nisso que a área de Saúde Feminina da farmacêutica Bayer lançou, este mês, o primeiro aplicativo do mercado dedicado àquelas que aderiram ao DIU: o MeuDIU.

 

A ferramenta foi desenvolvida para auxiliar especialmente mulheres que acabaram de colocar o DIU hormonal e estão em fase de adaptação. Baseada em inteligência artificial, a plataforma foi programada para conceder uma previsão sobre o ciclo menstrual de cada mulher, de acordo com os dados fornecidos por ela assim que começa a utilizá-lo.

 

Com mais de 70% de precisão – taxa considerada alta em comparação a outros aplicativos de contracepção que fazem uso de inteligência artificial –, o MeuDIU traça, após três meses sendo alimentado pela usuária, um relatório de como se comportará o fluxo menstrual da mulher nos meses seguintes. Essa inteligência artificial foi desenvolvida com base em dois estudos clínicos que analisaram os primeiros meses de adaptação de mulheres que inseriram o DIU hormonal. Por meio dos estudos, foi possível comprovar que existia um padrão de acordo com alguns dados relatados por elas, considerando idade, aspectos da saúde e os processos de adaptação ao DIU hormonal, como intensidade do fluxo e possíveis escapes. Dessa forma, foi possível prever como seriam os meses seguintes. 1,2

 

Para isso, é preciso que as mulheres respondam perguntas de múltipla escolha relacionadas ao fluxo, começando a partir do dia em que foi feita a inserção. O preenchimento também pode ser feito de forma retroativa.

 

“Apesar das orientações que damos no consultório, nós percebemos que as pacientes ainda apresentam muitas inquietações durante a adaptação ao DIU hormonal, principalmente em relação ao fluxo menstrual. Por isso, decidimos oferecer um aliado adicional a elas, que as acompanhe no dia a dia e traga ainda mais segurança nesse período”, comenta Dra. Thais Ushikusa, ginecologista, obstetra e Gerente Médica de Saúde Feminina na Bayer Brasil.

 

O aplicativo oferece também informações gerais sobre o DIU hormonal, vídeos explicativos, dúvidas comuns sobre o método, além de curiosidades sobre sua fabricação, mecanismo de ação, forma de colocação e ainda pode ajudar com lembretes sobre quando é preciso voltar ao ginecologista para fazer o acompanhamento, além de se tornar também um calendário menstrual. Por isso, pode ser utilizado também pelas mulheres que têm o DIU hormonal e não estão mais em adaptação.

 

“O aplicativo também pode ser útil para a consulta com o ginecologista, visto que é possível extrair dele, após os três primeiros meses de uso, um compilado de informações sobre como se comportou o fluxo menstrual da paciente e demais detalhes sobre o período de adaptação, de acordo com os dados fornecidos por ela ao longo do tempo”, comenta a doutora.

 

Considerando o cenário atual de pandemia, a tecnologia se torna uma aliada ainda mais importante. No caso do aplicativo, ele evita, por exemplo, que a mulher vá com tanta frequência ao ginecologista para tirar dúvidas simples, proporcionando conforto, praticidade e segurança neste período. Lembrando que o aplicativo não substitui uma avaliação de seu médico ginecologista.

 

O aplicativo é gratuito e está disponível para download em todas as lojas de aplicativos. Para acessá-lo, a paciente precisa solicitar um código pessoal e intrasferível ao seu médico ginecologista, fazer o download do app e inserir o código já na primeira tela. A partir disso, ela poderá usar todas as funcionalidades da ferramenta.

 

125 anos da Bayer no Brasil

A Bayer celebra, em 2021, 125 anos de Brasil. Chegou ao País em 1896, abrindo a primeira fábrica no Rio de Janeiro; Hoje, está presente em mais de 30 cidades, com 6.500 profissionais espalhados de norte a sul. O Brasil é o maior mercado da Bayer na América Latina e local de grandes descobertas na medicina, de novas tecnologias para o campo e de inovações que melhoram a qualidade de vida do brasileiro e contribuem para o desenvolvimento do país.

 

O Grupo está atento aos novos desafios da humanidade, cada vez mais coletivos e que não podem ser solucionados por atores isolados. Por isso, tem investido cada vez mais em modelos de negócios baseados em colaboração, por meio de suas três divisões e do seu primeiro hub de inovação aberta da América Latina, com parcerias relevantes para os negócios.

 

E para construir os próximos 125 anos, mais que fortalecer sua voz, a Bayer quer ampliar sua escuta e entender cada vez melhor as expectativas da sociedade e as necessidades dos clientes: seja o agricultor, o médico, o paciente, o consumidor – e a sua gente, cada vez mais plural e diversa; quer estreitar laços, alinhar expectativas, promover o diálogo, aproximar sua comunicação e construir os próximos passos da empresa junto ao público. Porque Você e Bayer: é bom. Para saber mais, acesse www.bayer.com.br

 

Informações à Imprensa – JeffreyGroup

Alessandra Muro – amuro@jeffreygroup.com

Jéssica Assis – jassis@jeffreygroup.com

 

Referências

1 National Library of Medicine. A randomized, phase II study describing the efficacy, bleeding profile, and safety of two low-dose levonorgestrel-releasing intrauterine contraceptive systems and Mirena. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22222193/. Acesso em: 30 de abril de 2021.

2 National Library of Medicine. Two low-dose levonorgestrel intrauterine contraceptive systems: a randomized controlled trial. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24240244/. Acesso em: 30 de abril de 2021.


Se você deseja relatar um evento adverso ou fazer uma queixa técnica relacionada a qualquer produto da Bayer S.A.,
por favor, contate o seu médico.
Para obter mais informações sobre benefícios e riscos dos medicamentos acesse: http://pacientes.bayer.com.br/.
Acordo celebrado com o CADE – Saiba Mais: https://www.bayer.com.br/pt/sustentabilidade/acordo-de-controle-em-concentracoes-firmado-com-o-cade