Produtora de Goiás adota plataforma de agricultura digital para reduzir desperdícios no plantio
Agropecuária Gala passou a adotar o Climate FieldView™, da Bayer, para corrigir erros na semeadura e comparar o histórico de produtividade em talhões
No processo de semeadura sempre podem ocorrer problemas, seja pela desregulagem do maquinário (ainda que com a manutenção em dia), um erro pontual do operador ou mesmo outras questões ligadas ao processo. Foi o que aconteceu em um dos talhões da Agropecuária Gala, que cultiva soja, milho e cana-de-açúcar em 2.030 hectares na região de Santo Antônio da Barra (GO). Por uma falha na semeadura da última safrinha de milho, no início do ano, a plantadeira depositou mais sementes que o necessário em pelo menos 60 hectares. "O erro poderia ter sido evitado com a plataforma Climate FieldView™ ", afirma Monique Lima, proprietária e gestora da Agropecuária Gala. A plataforma de agricultura digital da Bayer, empresa focada em soluções inovadoras, já era utilizada na gestão e manejo da fazenda, mas ainda não estava presente em todas as propriedades.
"Notamos depois que a máquina havia plantado 33% a mais de população no talhão. É um problema particularmente sério para a cultura de milho, principalmente para o safrinha, em que a disputa por água é muito grande", diz Monique. O uso de uma ferramenta que auxilia na identificação de possíveis falhas do maquinário enquanto o mesmo trabalha, como Climate FieldView™, teria evitado desperdício, de acordo com a produtora. "Se considerarmos que o gasto com sementes para plantar um hectare de milho era de R$ 500 e dispensamos 33% mais sementes que o necessário, gastamos R$ 9.900 a mais só naquele talhão, valor superior ao que investimos por ano na contratação da plataforma."
A superpopulação na semeadura pode levar à perda de produtividade devido ao consumo excessivo de água e nutrientes — uma situação que também pode ser avaliada com a plataforma da Bayer. A partir da próxima safra, a plataforma Climate FieldView™ passará a ser adotado em todas as etapas da produção, segundo a gestora. "A implementação de ferramentas tecnológicas como o FieldView™ permite a análise mais próxima das nossas atividades e nos dá mais segurança na tomada de decisões. Com o passar do tempo, poderemos ter acesso ao histórico das áreas e, desta forma, economizar em recursos."
A Agropecuária Gala também começou a registrar ganhos com a plataforma no manejo de insumos agrícolas. "Conseguimos acessar de maneira simples as informações de todos os produtos aplicados, a vazão e a hora de entrada do pulverizador no campo, a velocidade do maquinário e qual equipamento foi melhor na aplicação, facilitando o monitoramento da operação", afirma Monique.
Segundo Abdalah Novaes, líder de negócios da Climate FieldView para a América Latina, o produtor que utiliza a plataforma de agricultura digital da Bayer tem ganhos importantes de sustentabilidade, tanto na parte ambiental como econômica.
"À medida que o uso é incorporado ao dia a dia do produtor, há ganhos de eficácia de gestão, a performance do cultivo melhora e há um benefício visível ao meio ambiente, já que a utilização de recursos como água e insumos agrícolas é otimizada", afirma o executivo. "A ferramenta permite um diagnóstico completo da propriedade, com um detalhamento por metro quadrado da lavoura. Com o FieldView™, o produtor consegue enxergar de forma clara os resultados de cada ação no campo, o que possibilita uma tomada de decisão mais assertiva."
Os clientes que se cadastraram no Impulso Bayer , programa de fidelidade e relacionamento com o produtor, podem optar pela ativação da licença de uso do FieldView™ em sua propriedade, de forma gratuita, segundo Abdalah. "Para muitos produtores brasileiros que até aqui tinham receio de implementar um modelo digital, o FieldView™ pode ser a primeira experiência de transformação digital em sua lavoura. Daqui em diante, a discussão de aumentar a produtividade sem incrementar o uso de produtos, recursos ou terra ganhará cada vez mais força, e a digitalização do campo será o grande viabilizador dessa mudança."
Sobre a Bayer
A Bayer é uma empresa global focada em Ciências da Vida nas áreas de saúde e nutrição. Seus produtos e serviços são desenvolvidos para beneficiar pessoas apoiando-as para superar os maiores desafios apresentados pelo crescimento e envelhecimento populacional. Além disso, a companhia visa criar valor por meio da inovação e crescimento. A Bayer é comprometida com os princípios do desenvolvimento sustentável e a marca Bayer representa confiança, credibilidade e qualidade ao redor do mundo. No ano fiscal de 2019, com cerca de 104 mil colaboradores, obteve vendas de € 43.5 bilhões. Os investimentos totalizaram € 2,9 bilhões e as despesas com Pesquisa & Desenvolvimento somaram € 5,3 bilhões. Para mais informações, acesse https://www.agro.bayer.com.br/
Sobre a plataforma Climate FieldView™
O Climate FieldView™ é a plataforma de agricultura digital da Bayer, que coleta e processa automaticamente dados de campo e ajuda os clientes avaliarem a performance de cada talhão, do plantio à colheita. A ferramenta ajuda o produtor rural a aumentar a produtividade e tomar decisões com base na análise de dados diversos coletados - desde solo, clima, máquinas etc. Permite que os produtores tenham uma visão do cultivo por metro e, desta forma, aplicações de sementes, fertilizantes, pesticidas e água são realizadas apenas se onde forem mais necessários. A plataforma oferece ferramentas de monitoramento que ajudam os agricultores a usar mais eficientemente nitrogênio e agroquímicos, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa e o escoamento de defensivos.
Declarações prospectivas
Este comunicado pode conter declarações prospectivas baseadas nas previsões atuais da equipe executiva da Bayer. Diversos riscos, incertezas e outros fatores, conhecidos ou desconhecidos, podem gerar diferenças materiais entre os reais e futuros resultados, situações financeiras, desenvolvimentos e desempenhos da empresa e as estimativas apresentadas aqui. Esses fatores incluem aqueles discutidos nos relatórios públicos da Bayer, disponíveis no site da empresa: https://www.bayer.com. A companhia se isenta de qualquer responsabilidade pela atualização destas declarações prospectivas e pela precisão de eventos e desenvolvimentos futuros.
Informações à imprensa Bayer
JeffreyGroup – agrobayer@jeffreygroup.com
Igor Utsumi – iutsumi@jeffreygroup.com - Telefone: (11) 97445-0030
Se você deseja relatar um evento adverso ou fazer uma queixa técnica relacionada a qualquer produto da Bayer S.A.,
por favor, contate o seu médico.
Para obter mais informações sobre benefícios e riscos dos medicamentos acesse: http://pacientes.bayer.com.br/.
Acordo celebrado com o CADE – Saiba Mais: https://www.bayer.com.br/pt/sustentabilidade/acordo-de-controle-em-concentracoes-firmado-com-o-cade